<< Voltar para o Blog da Sigalei

A essência do Issues Management em Relações Governamentais

Issues Management é uma ferramenta de gestão estratégica essencial para áreas de RIG. Com sua utilização as organizações são capazes de antecipar oportunidades e tendências, assim como identificar riscos eminentes. Essas informações auxiliam as organizações a construir respostas rápidas, o que concorre para manter ou melhorar ainda mais a sua imagem e reputação.

Publicado em:
25/3/2021
S

ua organização constrói respostas rápidas aos desafios políticos, sociais, ambientais ou econômicos que podem impactar sua imagem e reputação?

Neste segundo artigo da série sobre Issues Management, Andréa Gozetto* aborda a essência desta ferramenta de gestão estratégica para Relações Institucionais e Governamentais (RIG). Confira abaixo:

______________________________________________________________________________________________________________

No primeiro artigo dessa série me comprometi a discutir os principais desafios enfrentados pelos gestores de RIG, os quais, em minha opinião, devem liderar o processo de construção e implementação de um sistema integrado de issues management

Digo isso, pois muitos especialistas ainda veem issues management como uma responsabilidade restrita a área de comunicação, concebendo-o como uma simples ferramenta de monitoramento de temas/problemas e voltado exclusivamente para o gerenciamento de stakeholders

No entanto, o grande desafio que se coloca para construir e implementar um sistema integrado de issues management refere-se à capacidade de reunir habilmente as melhores mentes da organização para identificar, sistematizar e dar sentido aos interesses e preferências dos stakeholders prioritários, conjugando-os aos da organização, ao mesmo tempo em que, se avaliam os potenciais impactos do tema/problema para a estratégia geral do negócio.

Quem melhor do que a área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) para enfrentar esse desafio? Afinal, são os profissionais que a compõem, os responsáveis por interpretar o ambiente externo para o interno e vice-versa. 

Além de ser visto comumente como uma simples ferramenta de monitoramento de temas/problemas, por vezes, issues management é confundido com uma ferramenta de análise de riscos. Pois bem, ele vai muito além!

Quando utilizado de forma estratégica, possibilita que as organizações ajam de forma proativa, identificando oportunidades e tendências para incrementar seus negócios, diversificá-los e antecipar respostas a crises futuras, o que ajuda as organizações a manter e/ou melhorar a sua imagem e reputação.  É essa a essência do issues management.

Chegar à essência do sistema não é tarefa simples. Por isso, indico abaixo quais são as três tendências atuais que contribuem para agregar valor ao papel que issues management pode desempenhar no futuro das organizações e da sociedade como um todo. 

  1. Integrar todos os esforços para construir, manter e melhorar a imagem e reputação da organização ao sistema de issues management;
  2. Avançar na criação de indicadores e métricas que auxiliem a mensurar a combinação entre informações, opiniões, goodwill[1] e valor de marca;
  3. Demonstrar, na linguagem da alta liderança da organização, como issues management pode gerar valor aos negócios. 

No próximo artigo vou explorar essas três tendências em detalhes, focando em ações concretas que possibilitarão aos gestores de RIG demonstrar à alta liderança das organizações quanto issues management pode agregar valor.

Até lá!

______________________________________________________________________________________________________________

[1] Termo utilizado quando se quer demonstrar que a reputação de uma organização é considerada como um ativo quantificável, compondo seu valor de mercado.

*Andréa Gozetto é Diretora Executiva da Gozetto & Associados. Desde 2015 dedica-se a apoiar as áreas de RIG a aprimorar a sua gestão estratégica e a basear suas ações de incidência política em evidências científicas. É idealizadora do MBA em “Economia e Gestão– Relações Governamentais” e do curso de curta duração “Advocacy e Políticas Públicas: Teoria e Prática” da FGV/IDE, sendo coordenadora acadêmica em São Paulo. Possui Pós-doutorado em Administração Pública e Governo (FGV/EAESP),Doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP), Mestrado em Sociologia Política(Unesp-Araraquara) e Bacharelado em Ciências Sociais (UFSCar). Atua como mentora de carreira em RIG, orientando e aconselhando profissionais a potencializarem seus resultados.

______________________________________________________________________________________________________________

Blog Sigalei | Série Issues Management - Andréa Gozetto

Relembre o primeiro artigo clicando abaixo: 1. Issues Management como ferramenta de gestão estratégica de RIG

Tags
Issue Management
Relações Institucionais e Governamentais
RelGov
RIG
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.