VagasInsightsEntrar
Quem Servimos
EmpresasAssociaçõesConsultorias PolíticasEscritório de AdvocaciaONGsÓrgãos governamentais
Como Ajudamos
O que oferecemos
Monitoramento LegislativoMonitoramento Diários OficiaisMonitoramento de Agenda de AutoridadesMonitoramento de NotíciasMonitoramento de Redes SociaisGestão e Monitoramento de StakeholdersInsights & Análises
Quem somosTeste Agora
Solicitar demo
Entre em contato conosco.
SAIR
Artigos
Agenda Prioritária: Prioridades legislativas do Governo em 2022
Autor:
Gabriel Silveira
Autor:
Maria Helena Andrade
Publicado:
24/2/2022
C

onhece as propostas legislativas que o Governo pretende que sejam aprovadas ao longo de 2022? 

Através da agenda prioritária o governo indica projetos para o legislativo focar os debates e votações. Pode ser que temas importantes para sua organização estejam listados ou, caso não estejam, o avanço de outras temáticas pode ser impactado. Leia abaixo os destaques. 


Agenda prioritária 2022

‍
A agenda prioritária do Governo Bolsonaro para 2022 foi publicada através da Portaria nº 667/22 [1] em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), no último dia 09 de fevereiro, assinada pelo Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP). A agenda lista a prioridade do governo para votações no legislativo e sinaliza sua expectativa em relação à tramitação de alguns projetos de lei. De acordo com Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara dos Deputados, a proposta da lista de prioridades é “aperfeiçoar o funcionamento do Estado, romper entraves à atividade econômica para modernizar o Brasil, gerar empregos e facilitar a vida dos cidadãos". 


No total, a lista traz 45 propostas e contempla temas em tramitação no Congresso ou ainda em fase de elaboração. Os projetos que serão enviados ao Legislativo ainda estão em discussão no Executivo e tratam de assuntos diversos, como mineração em faixa de fronteira, ampliação do microcrédito no país, retaguarda jurídica para policiais e definição de garantias mínimas para vítimas de crimes. Dentre as propostas apresentadas que já estão em tramitação no Congresso Nacional, algumas destacam-se, por exemplo,  a autorização de mineração em terras indígenas, alterações nas regras de posse e porte de armas de fogo, mudanças em impostos sobre combustíveis e alterações em licenças ambientais. 


Prioridades na Economia

‍
No campo econômico, podem ser destacados projetos de lei centrados em torno de obtenção de crédito, tributação e Fundo da Identificação Civil Nacional (FICN). Há o Projeto de Lei 3887/21, por exemplo, que trata sobre a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que visa unificar o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) numa única alíquota de 12%, sendo essa a primeira etapa da Reforma Tributária proposta pelo Poder Executivo.


Já o Projeto de Lei 4188/21 dispõe sobre o serviço de gestão especializada de garantias. Em suma, a proposta deve simplificar o uso das garantias de crédito, diminuir custos e juros de financiamentos e incentivar a concorrência. O PL permite o uso de um mesmo imóvel como garantia em diversas negociações de financiamento e autoriza a utilização de qualquer instituição bancária para realizar o pagamento de profissionais da educação.


Por fim, o último projeto listado na pauta econômica foi o PL 3228/21, que objetiva a transferência de gestão do FICN do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o Poder Executivo e a alteração na legislação originária da Identificação Civil Nacional (ICN), a fim de que a mesma possa utilizar a base de dados biométricos do Título de Eleitor para realizar seus processos, agregando também à ICN documentos como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Prioridades Sociais

Seguindo para o âmbito social, os projetos listados abordam temas como o Programa Auxílio Brasil, demarcação de terras indígenas e medidas para a redução do desemprego. A exemplo disso, pode ser citada a Medida Provisória nº  1076/21, que institui a distribuição do Benefício Extraordinário às famílias beneficiadas pelo Programa Auxílio Brasil, substituto do até então Bolsa Família. Tal novo benefício será calculado de acordo com o valor recebido por família, de modo a complementar a quantia para que forme R$400,00 (quatrocentos reais), e consequentemente transformando-a em quantia mínima a ser recebida como auxílio.


Também foi selecionado o PL 6160/19, que visa facilitar a contratação de jovens entre 18 e 29 anos por meio da regulamentação do procedimento de homologação de acordo extrajudicial previsto na MP 905/19, popularmente conhecida por “Contrato Verde e Amarelo”, que prevê mudanças para empregadores, como redução na alíquota de contribuição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 8% para 2% e redução da multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa de 40% para 20%.


Ainda no contexto social, ganha destaque o PL 490/07, que transfere a competência de demarcação das terras indígenas do Poder Legislativo para o Poder Executivo. Desta forma, a proposta altera o Estatuto do Índio e põe em discussão questões delicadas acerca do assunto. Adentrando a pauta de mineração, mas ainda tratando da questão indígena, vale evidenciar o PL 191/20, que busca viabilizar a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em territórios indígenas e estabelecer a indenização pela restrição do usufruto dessas terras. 


__________

Referências

Leia a Portaria nº 667/22 https://www.camara.leg.br/noticias/849408-lista-de-prioridades-do-governo-para-2022-traz-45-propostas/

https://www.camara.leg.br/noticias/678135-projeto-do-governo-cria-nova-contribuicao-unificando-pis-e-cofins

https://www.camara.leg.br/noticias/847456-proposta-do-poder-executivo-muda-as-regras-sobre-garantias-de-credito

https://www.camara.leg.br/noticias/846481-proposta-transfere-para-o-executivo-a-administracao-de-fundo-destinado-a-implantacao-da-identidade-digital

https://www.camara.leg.br/noticias/836134-medida-provisoria-cria-beneficio-extraordinario-de-r-400-para-familias-de-baixa-renda

https://www.camara.leg.br/noticias/109190-congresso-podera-decidir-demarcacao-de-terras-indigenas

https://www.camara.leg.br/noticias/634893-projeto-do-governo-viabiliza-exploracao-de-minerios-em-terras-indigenas

https://www.camara.leg.br/noticias/620719-proposta-regulamenta-acordo-extrajudicial-em-nova-regra-trabalhista

https://www.camara.leg.br/noticias/612913-MP-CRIA-PROGRAMA-PARA-ESTIMULAR-CONTRATACAO-DE-JOVENS;-EMPRESAS-TERAO-BENEFICIOS

https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/02/09/governo-publica-prioridades-no-congresso-em-2022-com-armas-combustiveis-e-licenca-ambiental.ghtml


__________

Este artigo foi escrito em parceria com a Strategos Jr., consultoria política Jr. da Universidade de Brasília.

Saiba mais sobre a Strategos Jr. clicando aqui

__________

Conhecimento político para organizações

A Sigalei transforma dados em conhecimento político para relações governamentais. Aprimore o monitoramento de projetos de lei, Diário Oficial da União e simplifique a Gestão e Mapeamento de Temas e Stakeholders em sua organização. Clique aqui e agende uma apresentação para conhecer melhor as soluções.



[Modelo Sigalei] 6 Passos de Relações Institucionais e Governamentais
Baixe Agora
[Infográfico] Os 5 Passos para a Gestão de Risco Político e Regulatório
Baixe agora
Tags
Congresso Nacional
Projeto de Lei
Relações Institucionais e Governamentais
RelGov
RIG
Risco Político e Regulatório

Artigos Relacionados

RIG e Conexões de valor para empresas e sociedade. Entrevista com Suelma Rosa, Juliana Marra e Guilherme Camargo.

Confira os destaques do II Congresso Internacional de Relações Governamentais nesta entrevista com Suelma Rosa, Juliana Marra e Guilherme Camargo, time de relações institucionais e governamentais da Unilever.
LER MAIS

LOBBY, CEPI E SIGALEI: parcerias para fomentar debates e construir cenários

A parceria entre Sigalei e CEPI-FGV já completou 1 ano! Confira o artigo escrito por Mariana Chaimovich e sua reflexão sobre como a conexão entre empresas e academia impulsionam o lobby e qualificam o debate em torno de políticas públicas.
LER MAIS

Lobby e Defesa de Interesses em Ano Eleitoral

Confira os principais pontos de atenção para atuar com lobby em ano eleitoral no novo artigo escrito pelos nossos parceiros da Strategos Jr. Consultoria Política da UnB.
LER MAIS

Assine nossa Newsletter

Acompanhe nossos insights para novidades sobre política e regulação

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

POLÍTICAS DE PRIVACIDADE