Artigos
Análise de Cenário Político: o que não pode faltar em um bom diagnóstico
Autor:
Caio Leal
Autor:
Camila Beda
Autor:
Rebeca Andrade
Publicado:
12/8/2021 18:50
É

importante saber analisar os fatos políticos que podem impactar sua organização. Descubra as etapas principais para elaborar uma boa análise que serve de base para estratégias de relações institucionais e governamentais.

O que é análise de cenário

A análise de cenário consiste em uma ferramenta de gestão para antecipar possíveis conjunturas, as quais, por mais improváveis que sejam, permitam a identificação dos riscos ou oportunidades , seguida e ada criação de um planejamento sobre qual direcionamento e quais estratégias se deve adotar em determinada situação. 

Nesse sentido, esse tipo de análise surgiu no contexto após a Segunda Guerra Mundial a partir dos conflitos nos quais os militares tinham que antecipar possíveis ataques de tropas adversárias para, assim, planejarem suas defesas. No panorama da prática empresarial, nota-se a Shell como primeira empresa a antecipar como possíveis cenários poderiam impactar seus negócios no contexto da Guerra Fria. Dessa  forma, a empresa traçou como a queda da União Soviética poderia afetar o mercado de petróleo. Vale ressaltar que esse era um cenário muito improvável, mas não impossível, à época. Quando essa possibilidade se concretizou, a Shell já possuía outro caminho para direcionar seus esforços.

Dito isso, é essencial avaliar os cenários de forma qualitativa - mesmo os que têm baixa probabilidade - , pois não importa se o cenário é improvável, desde que ele não seja impossível. Nessa perspectiva, uma análise quantitativa da probabilidade do cenário ocorrer pode ser feita, mas, independente do valor de sua porcentagem provável, faz-se necessário antecipar até mesmo os casos mais improváveis de se ocorrer. Assim, é preciso ter em mente que os acontecimentos são fluidos, e não contínuos, como na visão do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso: não se pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois nem o rio nem o homem são mais os mesmos. Assim, a realidade é fruto das mudanças da dialética entre opostos.

Como fazer uma boa análise de cenário político

Após a prévia contextualização do tema, deve-se destacar o que compõe uma boa análise. Posto isso, a análise de cenário representa uma ferramenta de extrema importância para o planejamento estratégico das empresas, pois permite que as estratégias sejam decididas ao se considerar um contexto futuro. Desse modo, é esse instrumento que irá fundamentar as ações da empresa, já que sua principal função é analisar o contexto, tanto interno quanto externo, no qual a corporação se encontra.

Nessa conjuntura, faz-se necessário que as empresas estejam alertas a determinadas mudanças, seja no comportamento dos consumidores, seja sobre mudanças na economia ou no contexto político e governamental. Para que isso ocorra, as empresas precisam analisar com detalhes seu posicionamento dentro de cada cenário importante para que elas possam prever as possibilidades, bem como tentar prevenir que os fatores negativos as influenciem. Somado a isso, as corporações também devem destacar seus pontos fortes e positivos para direcionar suas estratégias de maneira que obtenham o sucesso desejado.  

O primeiro passo para uma análise de cenário efetiva é identificar os fatores que podem impactar seu negócio - o objetivo deste passo é obter uma vantagem diante de diferentes tipos de cenários no planejamento estratégico. Já o segundo passo é identificar os possíveis fatores que podem ocorrer no futuro, o que proporciona uma visão mais ampla e compreensível do contexto geral e, assim, permite uma tomada de decisão mais fundamentada e precisa. 

Além desses dois passos, para se fazer uma boa análise dos cenários, é preciso ter um pensamento estratégico, pois ele ajuda a analisar detalhadamente pontos de interesse como o ambiente, e permite que a análise apresente o máximo de objetividade possível. Ademais, o benchmarking simboliza outra ferramenta de extrema importância, uma vez que ele possibilita que o planejamento estratégico seja montado ao se considerar todas as variáveis que podem ter impacto e também permite que as pessoas conheçam o ambiente competitivo e percebam os pontos fortes e fracos de cada negócio.    

Em suma, a análise de cenário político é importante para que a empresa possa montar seu planejamento estratégico a partir de uma base sólida e consistente, baseada nos acontecimentos do presente e em quais consequências essas ações podem acarretar no futuro.

Passos para analisar o cenário político que pode afetar instituições e empresas de diversos setores

Diante da proposta de um exemplo prático de análise de cenário político, faz-se necessário coletar dados acerca da temática ou questão a ser avaliada. Dessa maneira, deve-se buscar por fatos que ocorreram anteriormente (ou que estejam acontecendo) e identificar os atores relevantes (mapear os stakeholders relacionados) e as relações de interesse e força dentro do mundo político. Ao final, será possível notar a quantidade de referências e evidências para comprovar boa parte das análises e sustentar as projeções mais plausíveis.

Com esses dados em mãos, será possível iniciar algumas projeções e tendências sobre o contexto ao se analisar não só o que poderá acontecer no futuro, mas também em que momento a sua instituição pode agir, buscando minimizar os prejuízos e maximizar os benefícios.

Segue o exemplo de análise de cenário político proposto: 

A corrida eleitoral certamente irá afetar todo o cenário político até o início das eleições de 2022. Isso significa que muitos setores precisam analisar os cenários possíveis para evitar prejuízos ao planejarem suas ações mediante qual ator político porta maiores chances de vencer. Nesse sentido, é possível antecipar tanto uma porção significativa dos atores relevantes e suas relações de força no cenário político quanto uma parte da agenda política de cada um desses agentes com base em seus eleitorado e discurso.

Vale lembrar que as projeções não são óbvias e muito menos 100% convictas. Isso ocorre pois o ambiente político é extremamente dinâmico, ou seja, os discursos e as ideias, tanto do ator político quanto do seu eleitorado, podem mudar.

As pesquisas de opinião e intenção de voto tendem a ser um bom informativo em vista à possibilidade de um mapeamento das forças políticas em maior cotação no cenário atual. Com base nos políticos com maior chance de serem eleitos, é possível mapear projeções de distintos cenários e políticas públicas. Assim, será possível mapear quais setores poderão ser mais beneficiados, seja o de infraestrutura com novos programas habitacionais, o educacional com novas regras salariais ou o agrícola com novas possibilidades de financiamento.

Certamente, há outras estratégias mediante o surgimento de novos players no jogo político. Contudo, no exemplo apresentado, a análise do cenário político das eleições presidenciais de 2022 possibilitou a compreensão do que foi aqui exposto. Com isso, espera-se que o público consiga continuar com o desenvolvimento de suas próprias estratégias de projeção e de atuação no que se refere à uma boa análise de cenários!

______________________________________________________________________________________________________________

Este artigo foi escrito em parceria com a Strategos Jr., consultoria política Jr. da Universidade de Brasília.

Saiba mais sobre a Strategos Jr. clicando aqui

______________________________________________________________________________________________________________

Inteligência Sigalei

A Sigalei automatiza, qualifica e torna mais rápido os processos de monitoramento e estratégia de relações institucionais e governamentais. Fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração. Clique aqui para entrar em contato

Tags
Strategos
Gestão de Risco Político
Inteligência Política
Risco Político e Regulatório
Relações Institucionais e Governamentais

Artigos Relacionados

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

Insights e conteúdos exclusivos.
Inscreva-se:

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

QUEM SOMOSPRODUTOSSOLUÇÕESSUPORTECONTATOPOLÍTICAS DE PRIVACIDADE