<< Voltar para o Blog da Sigalei

CASE | Instituto Questão de Ciência

Entenda como a Sigalei vem ajudando cliente a ter uma atuação mais estratégica em RelGov ao capturar e organizar as informações mais relevantes na área de Ciência & Tecnologia

Publicado em:
1/12/2022

1. O CLIENTE
O Instituto Questão de Ciência é uma associação sem fins econômicos, lucrativos, político-partidários ou religiosos. É o primeiro instituto no país voltado para a defesa do uso de evidência científica nas políticas públicas. Seu lançamento ocorreu em 22 novembro de 2018 e contou com a participação de grandes cientistas. 

A função primordial do Instituto é trazer a ciência para os grandes diálogos nacionais e globais em torno da formulação de políticas públicas, sob o entendimento de que Ciência e tecnologia formam os alicerces da vida contemporânea e que, por isso mesmo, questões de ciência têm papel crucial na alocação responsável de recursos públicos ou privados.

O IQC conta com três frentes de atuação: Educação Científica, Jornalismo Científico e Advocacy Científico. 

Sua presidente é a bióloga Natalia Pasternak, formada pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e com pós-doutorado em Microbiologia, na área de Genética Molecular de Bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da mesma universidade (ICB-USP). Site: https://iqc.org.br


2. O DESAFIO
Com base em organizações de Ciência & Tecnologia dos Estados Unidos e do Reino Unido, o IQC pretende ser em um think thank capaz de produz conteúdo próprio para pautar a sociedade, mas também liderar estratégias e ações efetivas em políticas públicas da área junto aos stakeholder mais relevantes, especialmente nos Três Poderes, transformando-se um interlocutor relevante nos debates públicos.

Com esses objetivos, o instituto precisava monitorar dados e informações em diversas fontes: diários oficiais da União e dos Estados, tramitação no Poder Legislativo e acompanhamento de noticiário na Imprensa e das publicações nas redes sociais.

No entanto, o IQC não contava com estrutura tecnológica e recursos humanos para realizar esse monitoramento. No início, esse trabalho era feito diretamente pelo Diretor Executivo do Instituto, Paulo Almeida, sem contar qualquer software específico.


3. A SOLUÇÃO
No primeiro semestre de 2022, o IQC contratou a plataforma de monitoramento Sigalei 360.

A Sigalei configurou a plataforma de monitoramento com os filtros mais adequados para que o Instituto pudesse capturar as informações mais relevantes e enviava relatórios por e-mail.

Mais adiante, o IQC decidiu contratar os Serviços da Sigalei. Com esse upgrade, todo o trabalho de monitoramento passou a ser feito pela equipe da Sigalei, que faz o refinamento das palavras-chave, organiza a plataforma para consulta do cliente e faz a análise das informações mais relevantes. 

A Sigalei gera ainda análises diárias com os principais movimentos político-regulatórios organizados pela ordem de prioridade, e envia alertas por WhatsApp. 

"O trabalho de Inteligência que oferecemos ao IQC, foca em separar os ruídos dos sinais importantes produzidos pelo ambiente político e regulatório. Esse trabalho é feito em parceria com a instituição que nos fornece informações sobre temas mais prioritários e questões mais relevantes para o momento. Tendo esse alinhamento nosso time avalia, diariamente, as informações e separa aquilo de, de fato, interessa para a construção de estratégia do IQC" (Ivan Ervolino - Diretor de Serviços da Sigalei)


4. OS RESULTADOS
Com os serviços da Sigalei, o instituto já vem utilizando as informações pontualmente como insights para a produção de conteúdo e artigos para a revista do IQC.

As informações organizadas na plataforma também estão dando suporte para os trabalhos do Observatório de Políticas Científicas, criado e operado com apoio do Instituto Serrapilheira – a iniciativa tem o objetivo de disseminar conhecimento sobre RelGov no setor.

O trabalho da Sigalei também vem contribuindo para que o Instituto possa se antecipar a movimentos da sociedade, no debate público de Ciência & Tecnologia, pautando a imprensa.

Num âmbito mais estratégico, o IQC vem usando informações para ações mais assertivas para defender seus pontos de vista nas devidas instâncias.


5. DEPOIMENTO DO CLIENTE | PAULO ALMEIDA, DIRETOR-EXECUTIVO DO IQC

“A Sigalei deu estrutura, deu celeridade e organização. Antes, a gente tentava mapear o que era mais relevante, mas sem capacidade nenhuma de fazer um acompanhamento mais estruturado. A gente precisa ter subsídios concretos, ter informação organizada, detalhada, estratificada em nossos assuntos de interesse, inclusive para entender como os assuntos andam no Executivo e Legislativo, principalmente, tendo informações sobre quem são as pessoas que tomam decisões e quais elementos elas levam conta para a tomada de decisão. 

Tem uma equipe na Sigalei que tem uma formação acadêmica robusta, que entende como funciona o processo dentro da universidade. 

Tem um trabalho de inteligência, por parte da Sigalei, para nos ajudar a ir moldando a terminologia de captura para que a gente consiga exatamente o que a gente quer. A Sigalei nos ajuda ponderando quais termos são amplos demais, recomendando como a gente combina com outros termos e excluindo outros para que a gente chegue a um resultado mais limpo. Eles estão me ajudando a fazer algo que eu não conseguia fazer por falta de tempo, que é exatamente esse fine-tune. Nesse sentido, a Sigalei vem sendo fundamental e está nos ajudando a pensar estrategicamente. 

É super relevante tomar conhecimento das informações tão logo elas aconteçam. Primeiramente pela importância dos assuntos. A gente estava recebendo diariamente por e-mail e, com o serviço adicional que a gente contratou, a gente passou a receber por WhatsApp. A equipe da Sigalei faz uma seleção do que é mais relevante. 

Ao saber dessas coisas diariamente, a gente começa a ter mais ideia da dinâmica. Quais assuntos giram mais ou menos no Congresso Nacional, quais assuntos têm impacto nas redes sociais. A gente também recebe um mapeamento de Twitter e de noticiário. Então, isso tem sido bem útil porque a gente consegue pegar alguns assuntos antes de todo mundo. Ou seja, antes de virar discussão pública mais relevante, a gente já está pautado e eventualmente a gente tem até um posicionamento sobre o assunto. Aconteceu isso, por exemplo, na temática dos Canabinóides. A gente estava prontinho quando o assunto começou a surgir na imprensa.”

*Paulo Almeida é Bacharel e Mestre em Psicologia pela USP, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, tem Especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini e é Doutorando na FEA/USP. Tem experiência com Recursos Humanos, trabalhou como Consultor Tributário na PwC Brasil e trabalha com Políticas Públicas na USP desde 2014. Participa da equipe de organização do USP Talks e é organizador do TEDx USP desde 2016. Site: https://iqc.org.br/diretoria/paulo-almeida/

6. FICHA TÉCNICA

O time de Serviços da Sigalei é composto por especialistas em Ciência Política e entrega os produtos com as seguintes características:

1️⃣ Inteligência diária Sigalei

Todo dia nosso time vai acessar sua Sigalei, com  o objetivo de selecionar as informações mais importantes captadas pela nossa Inteligência Artificial. A partir do momento que as informações são selecionadas, você passa a receber alertas automáticos em caso de tramitações dessas proposições. Para informações que o time de especialistas Sigalei considera muito relevante, é feita uma comunicação via whatsapp.

A priorização e análise é baseada nos parâmetros que os clientes fornecem ao nosso time de especialistas em nosso processo de embarque, bem como nas interações periódicas que realizamos.

2️⃣ Relatório Semanal baseado nos seus dados da Sigalei
Toda segunda-feira, enviamos uma síntese descritiva, trazendo os principais informações, bem como uma análise sintética do nosso time de especialistas.

Esse relatório é composto:

A) Destaques da Semana:

    A1)Legislativo: Proposições para ficar de olho (analisamos a quantidade de tramitações, classificação de impacto e principais tramitações),  tramitações relevantes das proposições  e principais proposições na agenda de Comissões e/plenário federal.

   A2) Executivo: Principais atos publicados na semana, temas mais impactados pelos atos e os principais órgãos publicadores

    A3) Mídia: Temas mais relacionados nas notícias da semana e destaque para os principais termos mencionados

    A4) Redes Sociais (Twitter) Temas mais relacionados nas postagens da semana e destaque para os principais termos mencionados

B) Stakeholders: Indica Stakeholders que atuaram no tema ao longo da semana do relatório.

C) Temperatura dos temas:  Visão panorâmica sobre a temperatura dos temas na arena legislativa, na mídia e nas redes sociais (Twitter)

D) Visão geral dos temas:  Novas capturas e tramitações segmentadas pelos temas, cada proposição tem o link para a Sigalei e tags utilizadas para identificar o assunto da proposição.

3️⃣ Relatório Mensal

Todo começo de mês (até dia 10) enviamos um relatório trazendo uma síntese do que aconteceu no mês. O relatório é composto com as seguintes informações:

A) Uma análise de nosso time de especialistas,

B) Informações sobre a quantidade de proposições por tema de interesse da instituição e status das proposições,

C) Destaques. Proposições que representam oportunidades ( proposições classificadas com Impacto Alto + Posição Favorável), risco ( proposições classificadas com Impacto Alto + Posição Contra), e proposições aprovadas e arquivadas no mês

Obs: O relatório mensal é possível customizar, a partir dos dados que estão na Sigalei, para recortes mais específicos e que atendam as demandas dos times de Relgov.

4️⃣Relatórios de mapeamento

Realizamos levantamentos temáticos de proposições, bem como de stakeholders relacionados a temas de interesse.

5️⃣ Agenda de autoridades diária

Seja uma instituição ou um cargo, saiba com quem seus stakeholders de interesse estão se encontrando.

6️⃣ Interação com nosso time de especialistas

Uma reunião mensal (30 minutos) com o nosso time, para ajustes nas informações, bem como para alinhamento dos insights.


Tags
Advocacy
Relações Institucionais e Governamentais
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.