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Gestão da Informação em Relações Institucionais e Governamentais
Autor:
Nayara Cortez
Publicado:
11/11/2021
V

ocê faz a gestão da informação e do conhecimento que fundamentam sua estratégia de RIG? 


Neste artigo abordamos a importância de estruturar e organizar um processo de gestão da informação e conhecimento em relações institucionais e governamentais. Boa leitura!

Dados, Informação e Conhecimento em Relações Institucionais e Governamentais 


Todos os dados, análises, estudos, relatórios, enfim, toda e qualquer informação gerada pelos profissionais de RIG compõem a base de conhecimento que uma organização adquiriu unificando dados que foram transformados em informações sobre temas políticos que lhe impactam. O conhecimento é utilizar esses dados e informações de forma estratégica. 

Esses dados, informações e conhecimentos são grandes ativos das equipes de RIG, que são construídos, desenvolvidos e aprimorados ao longo do tempo por diversos profissionais que iniciam e/ou dão continuidade a esta construção coletiva que faz a defesa de interesse das organizações acontecer de forma profissional, técnica, estruturada, alinhada com a estratégia de negócio e transparente.  

Neste contexto, a gestão da informação e do conhecimento ajuda a utilizar esses ativos para gerar mais valor para a organização e otimizar seus resultados, além de serem insumos importantes para a estratégia da área. 


Gestão da informação e do conhecimento em RIG


Gerir a informação significa coletar, organizar, categorizar e armazenar esses recursos para facilitar o acesso e uso pela equipe. E a gestão do conhecimento está relacionada à administração eficiente dele, garantindo a manutenção, renovação, replicação e distribuição correta e consistente  a todas as pessoas  envolvidas nas atividades da área de RIG.

Em qualquer segmento, seja em empresas, associações, setor público ou no terceiro setor, as atividades de Relações Institucionais e Governamentais que se destacam por envolver grande volume de dados e informações que são utilizadas para gerar os conhecimentos necessários e matéria-prima para construir e planejar a estratégia e ações da área. Se encaixam nesta descrição algumas das principais tarefas do profissional de RIG conforme listadas abaixo: 

  • Monitoramento de proposições legislativas, atos de executivo (DOU) e agendas de autoridades públicas 
  • Acompanhamento de programas e ações do Governo (Federal, Estadual e/ou Municipal, dependendo do setor e locais de atuação da organização)
  • Monitoramento e análise de perfil de stakeholders (inclusive acompanhamento das redes sociais)
  • Elaboração de materiais e conteúdos com análises, estudos, históricos da estratégia, atas de reuniões e eventos utilizando os dados acima mencionados 

Ter um repositório que possibilite a conexão e visualização unificada de todas essas informações mais importantes para RIG é essencial e fazer a gestão dessa informação de todo o conhecimento desenvolvido facilita a criação de uma memória institucional com histórico da área e, inclusive, compliance dos registros. 

A boa gestão desses ativos de RIG (dados, informações e conhecimento) apoia a melhor tomada de decisão e ajuda a fundamentar a estratégia e ações de relações institucionais e governamentais de uma organização, de forma mais clara e assertiva, pois tendo as informações sempre registradas, atualizadas e conectadas entre si é mais fácil recuperar o histórico do que já foi feito e pode ser replicado ou melhorado nos próximos passos e planos da área. 

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Sigalei | Tecnologia para Relações Governamentais


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