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Os desafios do compliance no home office
Autor:
Fábio Ventura
Jornalista
Publicado:
29/4/2020 13:19
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compliance ganhou força e popularidade no Brasil diante de graves denúncias de corrupção envolvendo diferentes esferas governamentais nas últimas décadas. Já era uma metodologia consolidada em muitas empresas muito antes do primeiro caso de Covid-19 em território nacional.

Agora, a pandemia e a necessidade de isolamento impuseram a necessidade da ampliação - e em muitos casos da adoção integral - do sistema de home office em grande parte das instituições do país, públicas, privadas ou no terceiro setor.

É salutar que os sistemas de compliance já estivessem bem estabelecidos fisicamente nas sedes para que pudessem ser estendidos e implantados também para acompanhamento do trabalho remoto. Mesmo assim, a consolidação de uma boa política de compliance não exime as companhias dos desafios impostos ao setor com a quarentena.

O primeiro passo para as equipes de compliance é monitorar justamente a implantação de home office. O sistema está regulamentado na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) desde 2017, mas a MP (Medida Provisória) 927, editada na esteira do decreto de Calamidade Pública, impôs novas regras, em caráter temporário, a fim de flexibilizar direitos trabalhistas e reduzir os prejuízos para o setor privado.

A necessidade de acompanhamento da implantação do home office – bem como de todos os outros procedimentos que concernem ao compliance – leva a um segundo (e grande) problema: como continuar monitorando e acompanhando processos se os funcionários estão em casa, e a própria equipe de compliance também?

O desafio aqui é eminentemente tecnológico De uma forma ou de outra, as equipes de compliance devem se adaptar para transformar procedimentos até então físicos em digitais 

Como a prevenção é uma palavra-chave para o compliance, é essencial orientar os colaboradores a se comportarem adequadamente em relação a procedimentos digitais. 

RIG

Para os profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), que trabalham monitorando proposições legislativas e atos do Diário Oficial da União, entre outros, é necessário trazer essa disciplina corporativa para dentro de casa.  

As ações do dia a dia como, por exemplo, o contato com os stakeholders e o registro da  abordagem devem seguir o mesmo fluxo de trabalho, para que não ocorram ruídos de comunicação no futuro. 

Outros protocolos de trabalho como o envio de relatórios e a programação e parametrização das ações também não podem ser interrompidos pelo trabalho remoto.   Como a sua equipe faz isso no momento? 

Contar com soluções especializadas nesta gestão, organizando todo esse acompanhamento em um único ambiente, pode representar uma economia preciosa, liberando tempo e energia para pensar em novas soluções para este momento tão desafiador. 

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