Sigalei
Prêmio Sigalei - ESPM: Mapeamento e Análise de Stakeholders de um Projeto de Lei
Autor:
Nayara Cortez
Publicado:
9/7/2021 21:45
A

nualmente a Sigalei se une à Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para incentivar que os estudantes do Minor de Relações Governamentais do curso de Relações Internacionais da ESPM tenham a oportunidade de experienciar o dia-a-dia de relações institucionais e governamentais realizando o trabalho final da disciplina com atividades práticas de RelGov. 

Essa é uma iniciativa que busca incentivar jovens talentos no mercado de relações governamentais. Por isso, a Sigalei disponibiliza a plataforma de Monitoramento Político e Stakeholders para que os trabalhos sejam desenvolvidos utilizando tecnologia para transformar dados em conhecimento político. 

Importância do relacionamento institucional e governamental para organizações


No amplo mundo de relações institucionais e governamentais, o profissional da área transita por ambientes diversos para defender interesses e contribuir com debates mais qualificados sobre políticas públicas. 

Estes profissionais que atuam através do lobby ou advocacy desenvolvem múltiplas habilidades como: 

  • Capacidade de análise e crítica de cenário político e regulatório 
  • Identificação de riscos e oportunidades 
  • Conhecimento do processo legislativo 
  • Entendimento sobre os 3 Poderes 
  • Desenvolvimento de relacionamentos estratégicos 
  • Comunicação e negociação,
  • Gestão de crise 

Dentre vários aspectos que fazem deste um profissional multidisciplinar, o papel de relações institucionais e governamentais é realizar de forma ética e transparente a interlocução entre setor público e privado, incluindo, inclusive, outros diversos atores de nossa sociedade nos debates de temas que envolvem decisões políticas

Com destaque para as competências analíticas, de comunicação e relacionamento, é cada vez mais importante que o lobista entenda e saiba  traduzir as suas demandas no debate público e tenha a habilidade de levar a mensagem do público para dentro do setor privado, terceiro setor ou comunidade que representa. Neste sentido, cresce a importância de saber identificar e se relacionar com os diversos stakeholders envolvidos em uma causa.  

Prêmio Sigalei 2021

Nesta última edição do prêmio, ao final do 1º semestre de 2021, os alunos tiveram o desafio de analisar o contexto de tramitação de um projeto de lei, com identificação, análise e mapeamento dos stakeholders envolvidos na temática escolhida. 

Os dois grupos vencedores desta edição do Prêmio Sigalei elaboraram análises bastante completas do contexto político em torno de um projeto de lei contemplando análises do cenário geral, levantamento dos pontos principais abordados pelo PL, linha do tempo e destaques da tramitação, identificação do issue e principais stakeholders, incluindo elaboração de matriz de poder e interesse

Os ganhadores do 1º Lugar, Beatriz Diogo, Bianca Gumieiro, Bianca Talarico e Lídia Pedreira, escolheram avaliar o PL 4372/2020, que tratou da Regulamentação do Novo Fundeb e contaram como foi a experiência de realizar a tarefa: 

“Ao trabalharmos com a plataforma SIGALEI, ficou claro como a maneira na qual as informações estão dispostas e detalhadas, com fácil compreensão, é facilitadora para acompanhar não apenas a tramitação do projeto de lei, assim como outras informações sobre parlamentares, tempo de tramitação e votações do PL. Poder ter acesso a uma plataforma que centraliza informações do dia a dia do profissional de Relações Governamentais de maneira clara e objetiva, possibilita a formulação de estratégias de atuação mais efetivas.
O grupo ficou extremamente grato em poder realizar o projeto em parceria com a SIGALEI e poder entender melhor como funcionam os mecanismos legislativos que viabilizam  o desenvolvimento da política brasileira.”


Em 2º Lugar, ganhou o grupo composto por Anne Marie Gattini, Júlia Giovannini, Mateus Moraes e Pedro Magalhães, que analisou o PL 399/2015, sobre a Viabilização do Comércio de Medicamentos à Base de Cannabis. Segue o comentário da representante do grupo,  Júlia sobre a experiência:

 

"Foi incrível, esse trabalho foi realmente muito interessante de ser feito! Toda a experiência de estudo e ter a oportunidade de acompanhar de perto todos os detalhes do processo que um projeto de lei no Brasil tem que passar, e ver na prática sendo feito, foi uma experiência única e agregadora demais. Além disso, nos aprofundar sobre e fazer análises de um tema tão importante, que leva consigo um preconceito de forma geral, e estudar diferentes pontos de vista, entendendo como se portar e debater sobre é muito instigante!
Tudo isso só foi possível com a Sigalei, que facilitou demais todo o processo de estudo e nos ajudou a entender e explorar com o máximo de detalhes possível sobre o nosso PL. Amei demais ter tido essa experiência!"


Faça download das Análises

Confira o documento com as análises completas elaboradas por cada grupo ganhador do Prêmio Sigalei 2021 clicando nos links abaixo:

1ºLugar: PL 4372/2020 - Regulamentação do Novo Fundeb

2º Lugar: PL 399/2015 - Viabilização do Comércio de Medicamentos à Base de Cannabis

Tags
Prêmio Sigalei
Inteligência Sigalei
ESPM
Projeto de Lei
Stakeholder
Processo Legislativo

Artigos Relacionados

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

Insights e conteúdos exclusivos.
Inscreva-se:

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

QUEM SOMOSPRODUTOSSOLUÇÕESSUPORTECONTATOPOLÍTICAS DE PRIVACIDADE