<< Voltar para o Blog da Sigalei

Alinhamento em RIG: implementação do processo de planejamento estratégico

Confira as recomendações de Andréa Gozetto, Diretora Executiva da Gozetto & Associados, para a promoção do alinhamento estratégico na etapa de implementação do planejamento estratégico. Acesse o artigo e saiba mais!

Publicado em:
26/11/2020
O

alinhamento estratégico, somado ao planejamento estratégico, é um importante instrumento de gestão. A sua operacionalização pode auxiliar a gestão corporativa em suas decisões e influir no desempenho organizacional das áreas de RIG. Essa operacionalização, que à primeira vista parece algo extremamente complicado, nada mais é do que o alinhamento estratégico entre objetivos e estratégias de negócio e de RIG.

No último artigo, deixei algumas dicas para auxiliar as áreas de RIG na etapa do planejamento estratégico. Ressaltei a centralidade que variáveis como adequação estratégica, integração funcional e consistência possuem para que o alinhamento estratégico seja eficaz, eficiente e efetivo. Afirmei que essas variáveis precisam estar muito claras, tanto no plano de negócios da organização (objetivos, estratégias e metas), quanto no planejamento estratégico de RIG (definições das necessidades de RIG para suporte aos itens de negócio). 

Nesse artigo, vou enfocar o alinhamento estratégico na etapa da implementação do planejamento estratégico. Nessa etapa, a metodologia a ser utilizada para a implementação do processo de planejamento estratégico é muito importante. Ela deve permitir a manutenção da adequação contínua dos itens planejados na etapa anterior, garantir a integração funcional e informacional pela conformidade dos itens planejados com os processos e modelo de informações definidos nos planos de RIG, manter a participação, o monitoramento e comprometimento das pessoas com as metas a atingir durante todo o horizonte de planejamento.

Para ter certeza de que o que foi planejado e alinhado se tornou realidade é necessário monitorar o grau de atingimento dos objetivos estratégicos e das metas durante a etapa de implementação. Pode-se avaliar, por exemplo, se houve redução de custos, aumento de faturamento, melhora na eficiência da equipe, incremento de produtividade e etc.

No entanto, o simples atingimento dos objetivos não significa que o alinhamento estratégico aconteceu. Lembre-se: esse processo, apesar de não ser extremamente complicado, é complexo e trabalhoso.

Mais uma vez, deixo aqui um conjunto de dicas que poderão auxiliar na promoção do alinhamento estratégico na etapa de implementação do planejamento estratégico:

  • Leve em conta os objetivos e estratégias organizacionais;
  • Requeira envolvimento dos gerentes e clientes internos em geral;
  • Determine uma base uniforme para priorização dos projetos;
  • Inclua um plano global de RIG e comunicação para a organização;
  • Acompanhe todas as revisões realizadas no planejamento estratégico da organização;
  • Crie incentivos individuais para motivar os colaboradores da sua área;
  • Obtenha o apoio de patrocinadores da área de negócios aos projetos estratégicos da área;
  • Identifique reais oportunidades de negócios para a organização por meio de RIG e,
  • Monitore as necessidades internas do negócio e as capacidades de RIG para atender estas necessidades.

 No próximo artigo dessa série, vamos continuar explorando essa etapa tão importante. Até mais!

*Andréa Gozetto é Diretora Executiva da Gozetto & Associados. Desde 2015 dedica-se a apoiar as áreas de RIG a aprimorar a sua gestão estratégica e a basear suas ações de incidência política em evidências científicas. É idealizadora do MBA em “Economia e Gestão– Relações Governamentais” e do curso de curta duração “Advocacy e Políticas Públicas: Teoria e Prática” da FGV/IDE, sendo coordenadora acadêmica em São Paulo. Possui Pós-doutorado em Administração Pública e Governo (FGV/EAESP),Doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP), Mestrado em Sociologia Política(Unesp-Araraquara) e Bacharelado em Ciências Sociais (UFSCar). Atua como mentora de carreira em RIG, orientando e aconselhando profissionais a potencializarem seus resultados.


Tags
RIG
Relações Governamentais
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.