VagasInsightsEntrar
Quem Servimos
EmpresasAssociaçõesConsultorias PolíticasEscritório de AdvocaciaONGsÓrgãos governamentais
Como Ajudamos
O que oferecemos
Monitoramento LegislativoMonitoramento Diários OficiaisMonitoramento de Agenda de AutoridadesMonitoramento de NotíciasMonitoramento de Redes SociaisGestão e Monitoramento de StakeholdersInsights & Análises
Quem somosTeste Agora
Solicitar demo
Entre em contato conosco.
SAIR
Artigos
Alinhamento em Relações Governamentais: a etapa do planejamento estratégico
Autor:
Andréa Gozetto
Publicado:
26/10/2020
S

aber para onde ir e como chegar. São definições que precisam estar claras em qualquer trajetória. No mundo corporativo, nem sempre esses pontos estão claros dentro da estratégia. O resultado dessa indefinição é a preponderância da inércia, na qual a estratégia, em vez de conduzir, passa a ser conduzida pelos eventos.

Quando falamos em alinhar à estratégia de Relações Institucionais e Governamentais à estratégia de negócios da organização, consideramos que para que a área de RIG se torne protagonista ou se mantenha ocupando esse espaço é essencial investir tempo, dinheiro e energia para instrumentalizar sua gestão. A sua instrumentalização passa pela inserção de processos de planejamento estratégico seguidos do necessário alinhamento entre as estratégias de negócios e de RIG.

É evidente que planejar é um processo complexo. O seu êxito depende de quão qualificadas são as informações que a organização possui sobre sua estrutura organizacional e cultura corporativa; seus processos de gestão e tecnologias; indivíduos e papéis que exercem e sobre as estratégias já adotadas e em adoção. A todas essas variáveis, soma-se a análise rigorosa de fatores externos de âmbito social, político, econômico e tecnológico.

Além da grande quantidade de informações para coletar, processar e levar em consideração durante o processo, problemas de comunicação, perda de recursos ou de comprometimento podem ser obstáculos difíceis de superar.

Esses obstáculos podem ser apontados como os motivos pelos quais muitas organizações de médio e grande porte, apesar de reconhecerem o planejamento estratégico como muito importante para o sucesso do negócio, ainda não trabalham orientadas por um plano do tipo**. Isso quer dizer que elas realizam o planejamento estratégico, mas como não fazem o alinhamento estratégico não são capazes de operacionalizar o planejamento estratégico. Ele acaba se tornando algo meramente formal.

O processo de alinhamento estratégico é tão complexo quanto o processo de planejamento estratégico em si. Assim como acontece com o planejamento estratégico, o alinhamento estratégico exige a construção de uma metodologia específica e pode ser elaborado em diversos níveis. Dois deles são essenciais: a integração operacional e a integração gerencial.

Integração operacional significa elaborar planos operacionais de negócios e de RIG, o que abrange as estruturas e os processos organizacionais que usam RIG como suporte. Para isso, o plano estratégico de RIG deve seguir as definições do plano de negócios.

Já com a integração gerencial, busca-se adequar os objetivos de RIG às estratégias, objetivos e competências fundamentais do negócio. Para isso, são mapeadas as informações diretamente relacionadas com as estratégias de negócio e que suportam os objetivos de negócios, o que contribui para a identificação de novas oportunidades e na  obtenção de vantagens competitivas.

Com a integração operacional e gerencial definem-se as variáveis de adequação estratégica, de integração funcional e de consistência entre o que foi planejado e descrito tanto no plano de negócios quanto no plano estratégico de RIG. Só assim é possível seguir em frente.

Essa caminhada parece exaustiva, mas deixo aqui uma dica prática.

Para certificar-se de que se obteve o tão almejado alinhamento estratégico na etapa da formulação do planejamento estratégico, garanta que:

  • A missão descrita no plano de negócios da organização e no plano estratégico de RIG estejam fortemente vinculadas entre si;
  • As estratégias e plano de RIG estejam bem documentados;
  • O plano de negócios defina as necessidades de RIG e vice-versa;
  • O plano de negócio e de RIG defina as priorizações de ações;
  • O nível gerencial da organização participe ativamente do planejamento de RIG;
  • A alta liderança seja educada para a importância de RIG.

Agora, podemos partir para a discussão acercado alinhamento estratégico na etapa de implementação do processo de planejamento estratégico, objeto do próximo artigo. Até lá!

 

*Andréa Gozetto é Diretora Executiva da Gozetto & Associados. Desde 2015 dedica-se a apoiar as áreas de RIG a aprimorar a sua gestão estratégica e a basear suas ações de incidência política em evidências científicas. É idealizadora do MBA em “Economia e Gestão– Relações Governamentais” e do curso de curta duração “Advocacy e Políticas Públicas: Teoria e Prática” da FGV/IDE, sendo coordenadora acadêmica em São Paulo. Possui Pós-doutorado em Administração Pública e Governo (FGV/EAESP),Doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP), Mestrado em Sociologia Política(Unesp-Araraquara) e Bacharelado em Ciências Sociais (UFSCar). Atua como mentora de carreira em RIG, orientando e aconselhando profissionais a potencializarem seus resultados.

** Fonte: https://epoca.globo.com/tempo/expresso/noticia/2015/05/61-de-empresas-nao-segue-planejamento-estrategico-diz-levantamento.html

 

[Modelo Sigalei] 6 Passos de Relações Institucionais e Governamentais
Baixe Agora
[Infográfico] Os 5 Passos para a Gestão de Risco Político e Regulatório
Baixe agora
Tags
Advocacy
Congresso
RelGov
Relações Governamentais

Artigos Relacionados

RIG e Conexões de valor para empresas e sociedade. Entrevista com Suelma Rosa, Juliana Marra e Guilherme Camargo.

Confira os destaques do II Congresso Internacional de Relações Governamentais nesta entrevista com Suelma Rosa, Juliana Marra e Guilherme Camargo, time de relações institucionais e governamentais da Unilever.
LER MAIS

LOBBY, CEPI E SIGALEI: parcerias para fomentar debates e construir cenários

A parceria entre Sigalei e CEPI-FGV já completou 1 ano! Confira o artigo escrito por Mariana Chaimovich e sua reflexão sobre como a conexão entre empresas e academia impulsionam o lobby e qualificam o debate em torno de políticas públicas.
LER MAIS

Lobby e Defesa de Interesses em Ano Eleitoral

Confira os principais pontos de atenção para atuar com lobby em ano eleitoral no novo artigo escrito pelos nossos parceiros da Strategos Jr. Consultoria Política da UnB.
LER MAIS

Assine nossa Newsletter

Acompanhe nossos insights para novidades sobre política e regulação

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

POLÍTICAS DE PRIVACIDADE