Quem somosPRODUTOSSoluções
blog
Gestão de risco político e regulatórioSETORIAL Saúde
SuportecarreiramídiaContatoLogin
Solicitar demo
Entre em contato conosco.
SAIR
Artigos
Monitoramento legislativo: a importância de uma atuação baseada em dados
Autor:
Fábio Ventura
Jornalista
Publicado:
4/6/2020
E

m meio a cenários tão desafiadores, como o atual, otimizar processos e obter resultados assertivos é o foco de toda organização. Em muitos casos, o principal subsídio para isso está presente, mas eclipsado por diversas dificuldades operacionais para obtê-los: os dados. É assim também na sua empresa?

Os dados podem nortear as ações, identificar padrões e métricas que serão úteis para a tomada de decisão. Eles ajudam a desembaraçar a lupa do senso comum. O desafio é estabelecer processos de mineração destas informações e extrair inteligência a partir deles.

Porém, fazer isso de forma manual é um grande desafio, ainda mais em tempos de tantas publicações no Diário Oficial da União (DOU) e de tanta produção legislativa motivadas pelo cenário atual sem precedentes.

Muitas empresas, por exemplo, estão preocupadas com o impacto das proposições legislativas que envolvem tributação e cujo gatilho tem relação com a Covid-19. Com os recursos e o tempo finitos, não é possível direcionar todo o esforço em todas as frentes. Para qual tributo olhar com mais atenção?

‍

Tributos


‍



Vistos sem nenhum filtro ou recorte, as chances de se tomar decisões arbitrárias e de obter uma relação esforço/benefício não favorável à organização é muito grande. Por isso, é preciso focar. Já foram centenas de proposições legislativas no Congresso Nacional relacionadas aos tributos e que citam a Covid-19.

Isenções, mudanças nas regras, adiamentos, aumentos, tudo isso pode impactar as empresas. Mas quais foram os tributos que mais foram alvo da ação dos parlamentares? Veja o que apontou a Inteligência Sigalei.

‍

Proporção de citação dos tributos nas proposições envolvendo a Covid-19

‍

Como podemos ver, os tributos relacionados a questões trabalhistas como o FGTS e o PIS/PASEP lideraram as proposições.

A relação entre número de proposições e o impacto não é necessariamente direta. Em alguns casos, as proposições de determinados tributos, embora em menor quantidade, podem ter impactos ainda maiores. Tudo depende do foco da organização, mas conseguir ter parâmetros para começar a definir a ação é o primeiro passo para mitigar riscos e identificar oportunidades.

‍

Como fazer

Empresas que até pouco tempo precisavam dispor de muito esforço homem/hora  para cumprir determinadas tarefas hoje podem alcançar os mesmos resultados (ou resultados melhores) com alguns cliques no mouse.

O monitoramento legislativo, como citamos, é um exemplo. Há alguns anos, era preciso investir muito tempo e energia para ter acesso a informações relevantes em determinada área. E ainda se corre o risco de perder alguma informação importante, por conta do grande volume de informação.

Com as soluções da Sigalei, é possível monitorar as proposições de casas legislativas de todo o País e os atos do Diário Oficial da União, de forma automatizada, de acordo com o interesse do pesquisador.

Vamos a um outro exemplo: empréstimo consignado. É um tema que interessa para empresas de crédito, bancos, escritórios de contabilidade e advocacia, institutos de previdência e até mesmo sindicatos e entidades que representam aposentados.

Este ano, as proposições no Congresso ligadas ao tema dispararam, comparando janeiro a maio de 2019 ao mesmo período de 2020.

‍

Número de proposições sobre empréstimo consignado (janeiro a maio)

‍


Na maioria dos projetos relacionados a empréstimos consignados em 2020, são citados termos como coronavírus e covid-19. Ou seja, a pandemia também foi o gatilho para as proposições.

Basear sua atuação em dados não tira a necessidade de estratégia  e tino empresarial, mas evita surpresas e garante a cobertura dos projetos que podem modificar profundamente o seu negócio.

Conte com a Inteligência Sigalei para ajudar na construção das melhores estratégias de Gestão de Risco Político e Regulatório na sua organização.

Para isso, é só clicar aqui.

Nossos especialistas estão à disposição para contribuir com as melhores soluções. Até a próxima!




[Modelo Sigalei] 6 Passos de Relações Institucionais e Governamentais
Baixe Agora
[Infográfico] Os 5 Passos para a Gestão de Risco Político e Regulatório
Baixe agora
Tags
Monitoramento Legislativo

Artigos Relacionados

Relações Institucionais e Governamentais e Monitoramento Estratégico de Informações

Saiba como o monitoramento se destaca como importante atividade para estratégias de relações institucionais e governamentais mais efetivas. Através do monitoramento legislativo, executivo e até mesmo de redes sociais empresas e associações podem entender o cenário político ao redor suas organizações e antecipar oportunidades e riscos aos negócios.
LER MAIS

Projetos de lei sobre criptomoedas e criptoativos entre 2015 e 2021: do foco em riscos para o foco em potenciais

Confira o estudo feito pelo CEPI-FGV utilizando a Sigalei para a análise de como o Congresso está abordando o tema das criptomoedas e criptoativos.
LER MAIS

Prêmio Sigalei - ESPM: Meio Ambiente, Diversidade e Inclusão no Congresso Nacional

Confira os vencedores da 6ª edição do Prêmio Sigalei ESPM. Conheça os projetos de lei escolhidos pelos estudantes para vivenciarem o dia a dia dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais!
LER MAIS

Retrospectiva 2021: principais temas políticos no legislativo

Confira os principais temas debatidos e aprovados na Câmara e no Senado em 2021
LER MAIS

Anuário ORIGEM 2021: perfil e importância dos profissionais de RIG nas empresas

Confira a principal pesquisa do mercado de RIG que também é um guia com levantamento dos principais profissionais no Brasil. Entenda os perfil e tendências das relações institucionais e governamentais em empresas, associações, consultorias, escritórios e terceiro setor.
LER MAIS

A Gig Economy no Legislativo do Município de São Paulo

Este é o oitavo artigo em parceria com o CEPI FGV Direito-SP, que utilizou a Sigalei para mapear os projetos de lei na Câmara Municipal de São Paulo que tratam sobre o Futuro do Trabalho, Gig Economy e Plataformas Digitais.
LER MAIS

Ensino superior em um futuro incerto: destaques legislativos em âmbito nacional

Leia o sétimo artigo da parceria Sigalei e CEPI FGV Direito-SP. A investigação realizada no âmbito da pesquisa sobre "Ensino Jurídico" mostra uma mapeamento dos projetos de lei apresentados e tramitando desde o início da Pandemia de Covid-19 para analisar as tendências do ensino superior pós-COVID.
LER MAIS

Discurso de Ódio no Brasil: uma pesquisa empírica sobre leis e proposições

Confira o sexto artigo da parceria entre Sigalei e CEPI FGV Direito-SP, que utiliza a plataforma para mapear as leis e proposições relacionadas ao tema de pesquisa sobre "discurso de ódio".
LER MAIS

Combatendo o discurso de ódio: um panorama dos Projetos de Lei em tramitação

Este breve artigo utiliza a plataforma Sigalei para mapear os Projetos de Lei que estão hoje em tramitação no âmbito federal e que, de alguma forma, propõem medidas de prevenção de discursos de ódio. Ele traz uma breve síntese dos resultados de pesquisas anteriores do CEPI sobre o assunto e, em seguida, apresenta notas metodológicas e os resultados do mapeamento legislativo.
LER MAIS

Parceria Sigalei e RAPS: inteligência de dados para monitorar o cenário político

Veja como a RAPS utiliza a Sigalei para acompanhar os temas de democracia e sustentabilidade no cenário político.
LER MAIS

O Direito Autoral no Legislativo: a evolução da metodologia de mapeamento de Projetos de Lei

Artigo em parceria com o CEPI-FGV com relatos do mapeamento e monitoramento realizado pelos pesquisadores utilizando a plataforma Sigalei em pesquisa que acompanha e estuda a temática de Direitos Autorais no legislativo.
LER MAIS

Reforma Tributária no Brasil

Como andam as propostas de Reforma Tributária? Nesta análise a Equalitas Jr. avaliou o cenário político em torno do tema e a velocidade de tramitação das proposições em debate no Congresso.
LER MAIS

Uso de dados em políticas públicas

Utilizar análises de dados é muito importante para criar ou melhorar políticas públicas mais eficientes. Para relações institucionais e governamentais é importante conhecer como o Governo utiliza e disponibiliza dados públicos, bem como entender as formas de contribuir com estes processos. Este artigo em parceria com a Equalitas Jr. demonstra algumas formas de uso de dados em políticas públicas.
LER MAIS

PEC 32/2020: Reforma Administrativa do Estado brasileiro

A Reforma Administrativa está avançando na Câmara dos Deputados e propõe alterações na estrutura e funcionamento da administração pública. Confira a análise da tramitação e do texto elaborada pela Equalitas Jr. consultoria júnior da UFMG.
LER MAIS

[Case Sindipeças] Entenda como funciona o Gerenciamento Operacional da Sigalei

Confira como o Gerenciamento Operacional facilitou o monitoramento de temas para o setor automotivo. Acesse o case da Sindipeças e confira por que esse trabalho faz diferença para o dia a dia dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG).
LER MAIS

Como priorizar projetos de lei para melhorar a eficiência do monitoramento?

São milhares de proposições legislativas apresentadas todos os meses no Congresso Nacional. Quais merecem a sua atenção? Veja a análise e a dica do cientista político Ivan Ervolino. Acesse o artigo e saiba mais!
LER MAIS

Por que é tão importante o monitoramento dos atos e projetos de lei nos dias de hoje

Em meio à pandemia, governantes tomam centenas de decisões todos os dias. E para gestores e líderes empresariais, nunca foi tão importante acompanhá-las de perto. Acesse o artigo e saiba mais!
LER MAIS

Emendas à proposição – Como monitorar?

LER MAIS

Os desafios da estruturação da área de Relações Governamentais

LER MAIS

Como identificar se um projeto de lei será aprovado?

LER MAIS

MPVs, a força do Executivo no Legislativo

LER MAIS

Como sistematizar o monitoramento legislativo?

LER MAIS

Como monitorar as ações do poder legislativo?

No Brasil, por dia, o governo federal edita 764 atos regulamentadores, ou seja, um a cada dois minutos. Isso sem falar das milhares (sim, milhares) de proposições iniciadas no Congresso, além de todas as outras das demais casas legislativas pelo País. É possível monitorar tudo isso?
LER MAIS

Por que monitorar o legislativo?

LER MAIS

O papel do monitoramento legislativo na garantia de interesses de grupos

LER MAIS

A vantagem estratégica do monitoramento legislativo

LER MAIS

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

Inscreva-se na Newsletter Sigalei:

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

QUEM SOMOSPRODUTOSSOLUÇÕESSUPORTECONTATOPOLÍTICAS DE PRIVACIDADE