<< Voltar para o Blog da Sigalei

Monitoramento legislativo: a importância de uma atuação baseada em dados

Veja como otimizar processos por meio da prospecção de dados, para balizar a ação dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG). Acesse o artigo e saiba mais!

Publicado em:
4/6/2020
E

m meio a cenários tão desafiadores, como o atual, otimizar processos e obter resultados assertivos é o foco de toda organização. Em muitos casos, o principal subsídio para isso está presente, mas eclipsado por diversas dificuldades operacionais para obtê-los: os dados. É assim também na sua empresa?

Os dados podem nortear as ações, identificar padrões e métricas que serão úteis para a tomada de decisão. Eles ajudam a desembaraçar a lupa do senso comum. O desafio é estabelecer processos de mineração destas informações e extrair inteligência a partir deles.

Porém, fazer isso de forma manual é um grande desafio, ainda mais em tempos de tantas publicações no Diário Oficial da União (DOU) e de tanta produção legislativa motivadas pelo cenário atual sem precedentes.

Muitas empresas, por exemplo, estão preocupadas com o impacto das proposições legislativas que envolvem tributação e cujo gatilho tem relação com a Covid-19. Com os recursos e o tempo finitos, não é possível direcionar todo o esforço em todas as frentes. Para qual tributo olhar com mais atenção?

Tributos




Vistos sem nenhum filtro ou recorte, as chances de se tomar decisões arbitrárias e de obter uma relação esforço/benefício não favorável à organização é muito grande. Por isso, é preciso focar. Já foram centenas de proposições legislativas no Congresso Nacional relacionadas aos tributos e que citam a Covid-19.

Isenções, mudanças nas regras, adiamentos, aumentos, tudo isso pode impactar as empresas. Mas quais foram os tributos que mais foram alvo da ação dos parlamentares? Veja o que apontou a Inteligência Sigalei.

Proporção de citação dos tributos nas proposições envolvendo a Covid-19

Como podemos ver, os tributos relacionados a questões trabalhistas como o FGTS e o PIS/PASEP lideraram as proposições.

A relação entre número de proposições e o impacto não é necessariamente direta. Em alguns casos, as proposições de determinados tributos, embora em menor quantidade, podem ter impactos ainda maiores. Tudo depende do foco da organização, mas conseguir ter parâmetros para começar a definir a ação é o primeiro passo para mitigar riscos e identificar oportunidades.

Como fazer

Empresas que até pouco tempo precisavam dispor de muito esforço homem/hora  para cumprir determinadas tarefas hoje podem alcançar os mesmos resultados (ou resultados melhores) com alguns cliques no mouse.

O monitoramento legislativo, como citamos, é um exemplo. Há alguns anos, era preciso investir muito tempo e energia para ter acesso a informações relevantes em determinada área. E ainda se corre o risco de perder alguma informação importante, por conta do grande volume de informação.

Com as soluções da Sigalei, é possível monitorar as proposições de casas legislativas de todo o País e os atos do Diário Oficial da União, de forma automatizada, de acordo com o interesse do pesquisador.

Vamos a um outro exemplo: empréstimo consignado. É um tema que interessa para empresas de crédito, bancos, escritórios de contabilidade e advocacia, institutos de previdência e até mesmo sindicatos e entidades que representam aposentados.

Este ano, as proposições no Congresso ligadas ao tema dispararam, comparando janeiro a maio de 2019 ao mesmo período de 2020.

Número de proposições sobre empréstimo consignado (janeiro a maio)


Na maioria dos projetos relacionados a empréstimos consignados em 2020, são citados termos como coronavírus e covid-19. Ou seja, a pandemia também foi o gatilho para as proposições.

Basear sua atuação em dados não tira a necessidade de estratégia  e tino empresarial, mas evita surpresas e garante a cobertura dos projetos que podem modificar profundamente o seu negócio.

Conte com a Inteligência Sigalei para ajudar na construção das melhores estratégias de Gestão de Risco Político e Regulatório na sua organização.

Para isso, é só clicar aqui.

Nossos especialistas estão à disposição para contribuir com as melhores soluções. Até a próxima!




Tags
Monitoramento Legislativo
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.