Quem somosPRODUTOSSoluções
blog
Gestão de risco político e regulatórioSETORIAL Saúde
SuportecarreiramídiaContatoLogin
Solicitar demo
Entre em contato conosco.
SAIR
Artigos
Por que monitorar o legislativo?
Autor:
Andréa Gozetto
Publicado:
20/9/2018
A

primeira vez em que ouvi a palavra lobby em sua acepção política, eu estava terminando o mestrado em Sociologia Política na Unesp-Araraquara. Esse tema, muito inovador no Brasil, estava em alta na Europa, porque os acadêmicos iniciavam suas investigações para compreender a fundo as estratégias e táticas dos grupos de interesse que haviam se instalado em Bruxelas com o objetivo de influenciar o ciclo de políticas públicas no Parlamento Europeu.

Era 1998 e, apesar de ter cursado Ciências Sociais, jamais tinha estudado grupos de interesse ou lobby. Estranhamente, ainda hoje é raro encontrar, na literatura de Ciência Política voltada a estudantes de graduação, uma obra que defina e discuta esses termos apropriadamente.

Extremamente incomodada com o que me pareceu uma grande contradição, comecei a estudar o assunto. A literatura em português era pífia e toda a cobertura jornalística sobre a atividade de lobby a associava a corrupção e tráfico de influência. Resolvi enfrentar o desafio de realizar um estudo acadêmico em nível de doutorado sobre uma atividade extremamente estigmatizada e o panorama que encontrei foi surpreendente. Em minha pesquisa, tive a honra de entrevistar dezenas de profissionais de Relações Institucionais e Governamentais que atuavam em Brasília. Esses profissionais realizavam lobby lícito e compartilharam comigo as estratégias e táticas que utilizavam comumente para levar ao conhecimento dos membros do poder público o ponto de vista das organizações que representavam.

A minha compreensão sobre a atividade de lobby foi se aprofundando e fui tendo consciência, aos poucos, sobre a abrangência, a sofisticação e a complexidade dessa atividade. Lobby não é pressão simples e, portanto, não se resume ao corpo-a-corpo com os tomadores de decisão. Esse é o último estágio do lobby e, para obter resultados, é preciso estar muito bem preparado. Organização e planejamento, aliás, são palavras-chave para aqueles que visam influenciar o processo decisório. Afinal, esses profissionais lidam cotidianamente com uma quantidade imensa de informação que precisa ser sistematizada, analisada e comunicada em um formato apropriado a cada público que se deseja engajar.

A informação é a matéria-prima da atividade de lobby e os profissionais de Relações Institucionais e Governamentais a obtêm sobretudo a partir do monitoramento legislativo. Por monitoramento legislativo entende-se o ato de acompanhar diariamente as ações governamentais acerca dos temas sensíveis que impactam os interesses das organizações. Por meio do monitoramento legislativo, é possível coletar e acompanhar o status de informações macroeconômicas, sociais, políticas, legislativas, judiciais e regulatórias referentes aos temas de interesse.

Para ilustrar a abrangência necessária de um bom monitoramento legislativo, vamos nos concentrar apenas no Poder Legislativo federal. Lá, existem sete tipos de atos enumerados no art. 59 da Constituição Federal, cada um com tramitação própria, a saber: 1) Propostas de emenda à Constituição (PEC’s); 2) Projetos de Lei ordinária; 3) Projetos de Lei complementar; 4) Medida Provisória; 5) Propostas de Delegação Legislativa ao Executivo; 6) Projetos de Decreto Legislativo e 7) Projetos de Resolução da Casa, ou do Congresso.

Apenas na Câmara dos Deputados, são iniciados anualmente mais de 2.000 projetos de lei. Quanto ao Poder Executivo Federal, são monitorados normas, portarias, decretos e instruções. Em média, diariamente, o governo federal edita 764 atos regulamentadores. Mas o monitoramento legislativo não se restringe à esfera federal. É necessário acompanhar também as esferas municipal e estadual. Essas últimas, porém, não possuem o nível de automatização da esfera federal, o que dificulta sobremaneira o monitoramento legislativo, que muitas vezes é realizado à moda antiga.

No início dos anos 2000, quando iniciei minha pesquisa, o monitoramento legislativo era feito manualmente. As organizações e consultorias especializadas possuíam uma equipe dedicada a acompanhar os trabalhos do Poder Legislativo e Executivo in loco. Tudo era copiado e depois analisado por uma outra equipe, que sistematizava as informações coletadas e elaborava as análises sobre esses dados. O trabalho de coleta de dados era eminentemente braçal.

Esse quadro se transformou completamente com o advento das tecnologias de informação e comunicação (TICs). A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, por exemplo, fornecem informações online sobre a tramitação dos projetos iniciados.

No entanto, a importância desse trabalho mantém-se inalterada. Um bom monitoramento legislativo permite às organizações identificar oportunidades e antecipar riscos. Muitos setores da economia sofreram impactos negativos fortíssimos advindos de ações governamentais que desconheciam, assim como as organizações da sociedade civil.

Atualmente, dispomos de plataformas de inteligência política, como a Sigalei, que analisa dados de diversas fontes possibilitando que as organizações realizem o monitoramento legislativo automaticamente em nível federal, estadual, municipal e internacional.

Esse incrível avanço possibilitado pelo espírito empreendedor de jovens cientistas está ao alcance de todos os grupos que desejam aumentar o seu impacto, levando sua opinião aos membros do poder público, podendo contribuir para que decisões mais equilibradas sejam tomadas.

--

Nota do editor

Para saber mais sobre as soluções de monitoramento legislativo da Sigalei, clique aqui.

[Modelo Sigalei] 6 Passos de Relações Institucionais e Governamentais
Baixe Agora
[Infográfico] Os 5 Passos para a Gestão de Risco Político e Regulatório
Baixe agora
Tags
Monitoramento Legislativo
Congresso Nacional

Artigos Relacionados

Relações Institucionais e Governamentais e Monitoramento Estratégico de Informações

Saiba como o monitoramento se destaca como importante atividade para estratégias de relações institucionais e governamentais mais efetivas. Através do monitoramento legislativo, executivo e até mesmo de redes sociais empresas e associações podem entender o cenário político ao redor suas organizações e antecipar oportunidades e riscos aos negócios.
LER MAIS

Processo Legislativo: principais etapas

Como são criadas as leis? Conheça as principais etapas do processo legislativo brasileiro e entenda o caminho que uma proposta legislativa segue até se tornar, de fato, uma lei.
LER MAIS

A Telemedicina chegou para ficar? Destaques do debate legislativo nacional

Resumo Veja o novo estudo feito pelo CEPI-FGV utilizando a Sigalei para a analisar os principais projetos de lei tramitando na Câmara e Senado e entender como o Congresso está abordando o tema da telemedicina e telessaúde.
LER MAIS

Meio Ambiente na agenda do Congresso Nacional

O PL 3729/2004 trata sobre licenciamento ambiental e está entre os principais projetos que devem ser votados ainda este ano. Veja a análise da tramitação e stakeholders feita pelo grupo vencedor do 1º lugar da última edição do Prêmio Sigalei-ESPM.
LER MAIS

Lideranças no Congresso: Destaques e Perspectivas para 2022

Confira o papel e importância das lideranças no Congresso, quem são os líderes em 2022 e quais as prioridades das lideranças nas casas legislativas federais no novo artigo escrito em parceria com a Strategos Jr. Consultoria Política.
LER MAIS

Agenda Prioritária: Prioridades legislativas do Governo em 2022

Confira os projetos de lei que são prioridades para o Governo Federal em 2022 no novo artigo feito pela Strategos Jr para o Blog Sigalei.
LER MAIS

Projetos de lei sobre criptomoedas e criptoativos entre 2015 e 2021: do foco em riscos para o foco em potenciais

Confira o estudo feito pelo CEPI-FGV utilizando a Sigalei para a análise de como o Congresso está abordando o tema das criptomoedas e criptoativos.
LER MAIS

Prêmio Sigalei - ESPM: Meio Ambiente, Diversidade e Inclusão no Congresso Nacional

Confira os vencedores da 6ª edição do Prêmio Sigalei ESPM. Conheça os projetos de lei escolhidos pelos estudantes para vivenciarem o dia a dia dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais!
LER MAIS

Eleições 2022 e Relações Governamentais. O que esperar do ano eleitoral?

Como o ano eleitoral pode afetar as relações institucionais e governamentais? Veja neste artigo os principais pontos de atenção para atuar com lobby e advocacy em ano eleitoral e o que esperar do Congresso nesta época.
LER MAIS

Agro, Sustentabilidade e Economia Verde: A atuação do Congresso Nacional

A Sigalei se uniu ao Di Blasi, Parente & Associados, nossos clientes e parceiros, para fazer um levantamento de como o Congresso está abordando os temas relacionados ao agronegócio, sustentabilidade e economia verde. Confira os detalhes neste artigo.
LER MAIS

Retrospectiva 2021: principais temas políticos no legislativo

Confira os principais temas debatidos e aprovados na Câmara e no Senado em 2021
LER MAIS

Anuário ORIGEM 2021: perfil e importância dos profissionais de RIG nas empresas

Confira a principal pesquisa do mercado de RIG que também é um guia com levantamento dos principais profissionais no Brasil. Entenda os perfil e tendências das relações institucionais e governamentais em empresas, associações, consultorias, escritórios e terceiro setor.
LER MAIS

A Gig Economy no Legislativo do Município de São Paulo

Este é o oitavo artigo em parceria com o CEPI FGV Direito-SP, que utilizou a Sigalei para mapear os projetos de lei na Câmara Municipal de São Paulo que tratam sobre o Futuro do Trabalho, Gig Economy e Plataformas Digitais.
LER MAIS

Política em Dados: Stakeholders de destaque na aprovação do Marco Legal das Startups

Fizemos um mapeamento de stakeholders a partir da análise de dados do processo legislativo em torno do Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182 de 01/06/2021) pode ajudar a entender quais atores se conectam com o ecossistema de startups e inovação no Brasil.
LER MAIS

Ensino superior em um futuro incerto: destaques legislativos em âmbito nacional

Leia o sétimo artigo da parceria Sigalei e CEPI FGV Direito-SP. A investigação realizada no âmbito da pesquisa sobre "Ensino Jurídico" mostra uma mapeamento dos projetos de lei apresentados e tramitando desde o início da Pandemia de Covid-19 para analisar as tendências do ensino superior pós-COVID.
LER MAIS

Discurso de Ódio no Brasil: uma pesquisa empírica sobre leis e proposições

Confira o sexto artigo da parceria entre Sigalei e CEPI FGV Direito-SP, que utiliza a plataforma para mapear as leis e proposições relacionadas ao tema de pesquisa sobre "discurso de ódio".
LER MAIS

Mecanismos de Equilíbrio entre os 3 Poderes

Como funcionam os 3 Poderes no Brasil de forma equilibrada, harmônica e respeitando a autonomia e independência de cada um? A Equalitas Jr. explicou um pouco do sistema de equilíbrio entre Executivo, Legislativo e Judiciário.
LER MAIS

Combatendo o discurso de ódio: um panorama dos Projetos de Lei em tramitação

Este breve artigo utiliza a plataforma Sigalei para mapear os Projetos de Lei que estão hoje em tramitação no âmbito federal e que, de alguma forma, propõem medidas de prevenção de discursos de ódio. Ele traz uma breve síntese dos resultados de pesquisas anteriores do CEPI sobre o assunto e, em seguida, apresenta notas metodológicas e os resultados do mapeamento legislativo.
LER MAIS

Parceria Sigalei e RAPS: inteligência de dados para monitorar o cenário político

Veja como a RAPS utiliza a Sigalei para acompanhar os temas de democracia e sustentabilidade no cenário político.
LER MAIS

O Direito Autoral no Legislativo: a evolução da metodologia de mapeamento de Projetos de Lei

Artigo em parceria com o CEPI-FGV com relatos do mapeamento e monitoramento realizado pelos pesquisadores utilizando a plataforma Sigalei em pesquisa que acompanha e estuda a temática de Direitos Autorais no legislativo.
LER MAIS

Reforma Tributária no Brasil

Como andam as propostas de Reforma Tributária? Nesta análise a Equalitas Jr. avaliou o cenário político em torno do tema e a velocidade de tramitação das proposições em debate no Congresso.
LER MAIS

O que é uma CPI e qual sua importância no cenário político?

Sabe como a instalação da CPI da Pandemia de Covid-19 afeta o cenário político? Este artigo em parceria com a Strategos Jr. aborda o que são CPIs, quando surgiram, evolução histórica e implicações ao cenário político.
LER MAIS

Uso de dados em políticas públicas

Utilizar análises de dados é muito importante para criar ou melhorar políticas públicas mais eficientes. Para relações institucionais e governamentais é importante conhecer como o Governo utiliza e disponibiliza dados públicos, bem como entender as formas de contribuir com estes processos. Este artigo em parceria com a Equalitas Jr. demonstra algumas formas de uso de dados em políticas públicas.
LER MAIS

PEC 32/2020: Reforma Administrativa do Estado brasileiro

A Reforma Administrativa está avançando na Câmara dos Deputados e propõe alterações na estrutura e funcionamento da administração pública. Confira a análise da tramitação e do texto elaborada pela Equalitas Jr. consultoria júnior da UFMG.
LER MAIS

Orçamento Público: qual a importância e como é feito?

Para quem atua com relações institucionais e governamentais, lobby e advocacy, conhecer e acompanhar o orçamento público é um dos maiores termômetros para identificar riscos ou oportunidades no ambiente político.
LER MAIS

Funcionamento das Comissões Parlamentares em 2021

A pandemia de Covid-19 afetou o funcionamento das comissões, que em 2020 ficaram paralisadas. Em 2021 foram retomados os trabalhos nas comissões, veja como será o funcionamento neste ano e as perspectivas para o futuro.
LER MAIS

[Case Sindipeças] Entenda como funciona o Gerenciamento Operacional da Sigalei

Confira como o Gerenciamento Operacional facilitou o monitoramento de temas para o setor automotivo. Acesse o case da Sindipeças e confira por que esse trabalho faz diferença para o dia a dia dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG).
LER MAIS

Como priorizar projetos de lei para melhorar a eficiência do monitoramento?

São milhares de proposições legislativas apresentadas todos os meses no Congresso Nacional. Quais merecem a sua atenção? Veja a análise e a dica do cientista político Ivan Ervolino. Acesse o artigo e saiba mais!
LER MAIS

Monitoramento legislativo: a importância de uma atuação baseada em dados

Veja como otimizar processos por meio da prospecção de dados, para balizar a ação dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG). Acesse o artigo e saiba mais!
LER MAIS

Por que é tão importante o monitoramento dos atos e projetos de lei nos dias de hoje

Em meio à pandemia, governantes tomam centenas de decisões todos os dias. E para gestores e líderes empresariais, nunca foi tão importante acompanhá-las de perto. Acesse o artigo e saiba mais!
LER MAIS

O impacto das proposições e a gestão de risco na área de RIG

Gestão de Risco Político é uma grande preocupação para os profissionais de RIG. Confira o impacto das proposições!
LER MAIS

Emendas à proposição – Como monitorar?

LER MAIS

Os desafios da estruturação da área de Relações Governamentais

LER MAIS

Como identificar se um projeto de lei será aprovado?

LER MAIS

Indicação, os deputados sabem como usar?

A Indicação é uma forma de proposição pouco explorada. No insight dessa semana procuramos analisar os dados referentes a essa forma do Legislativo pressionar o Executivo.
LER MAIS

MPVs, a força do Executivo no Legislativo

LER MAIS

Como sistematizar o monitoramento legislativo?

LER MAIS

Como monitorar as ações do poder legislativo?

No Brasil, por dia, o governo federal edita 764 atos regulamentadores, ou seja, um a cada dois minutos. Isso sem falar das milhares (sim, milhares) de proposições iniciadas no Congresso, além de todas as outras das demais casas legislativas pelo País. É possível monitorar tudo isso?
LER MAIS

O que é uma proposição?

Entenda como são criadas as leis, quais são os tipos de proposição e como elas tramitam.
LER MAIS

Descobrindo o funcionamento interno da Câmara dos Deputados

Entenda um pouco melhor o processo legislativo. Como as proposições tramitam na Câmara dos Deputados, como são disputados os cargos e suas responsabilidades.
LER MAIS

O Sistema Bicameral no Brasil

Entenda o sistema bicameral no Brasil. Quais são as competências de cada casa? Como funciona o equílibrio de poder?
LER MAIS

Advocacy e tecnologia: uma relação que pode dar certo

LER MAIS

O papel do monitoramento legislativo na garantia de interesses de grupos

LER MAIS

A vantagem estratégica do monitoramento legislativo

LER MAIS

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

Inscreva-se na Newsletter Sigalei:

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

QUEM SOMOSPRODUTOSSOLUÇÕESSUPORTECONTATOPOLÍTICAS DE PRIVACIDADE