<< Voltar para o Blog da Sigalei

A área de relações governamentais como protagonista na pandemia

Artigo do IRELGOV sobre o destaque e importância das áreas de RIG durante a pandemia de Covid-19.

Publicado em:
21/6/2021
S

abe como as áreas de relações institucionais e governamentais se destacaram na gestão de crise durante a pandemia?

Confira abaixo a republicação do artigo elaborado pelo Instituto de Relações Governamentais - IRELGOV com relatos sobre o tema debatido em evento da JeffreyGroup sobre reputação e riscos regulatórios para empresas.

______________________________________________________________________________________________________________

“A área de relações governamentais foi protagonista nesta pandemia”. Foi com essa frase que o vice-presidente do IRELGOV – Instituto de Relações Governamentais, Fábio Rua, abriu sua participação durante o evento virtual “Reputação e riscos regulatórios no contexto latino-americano: o papel de Public Affairs”, organizado pela JeffreyGroup, no dia 10 de junho.

O debate abordou um estudo apresentado pelo palestrante Luis Costa sobre os problemas sociais e políticos, sendo a maioria marcados pela economia e saúde pública. Questões como a falta ou a baixa demanda por regulamentação em alguns países também foram abordadas. No Brasil, laboratórios, energias renováveis e turismo se destacaram no índice de confiança, gerados pela pandemia.

Em relação aos setores com pouca regulamentação, os serviços públicos lideram a lista. Fábio destacou o papel das relações governamentais nesta pandemia:

"A importância da área de RIG é imensa. Olhando para a América Latina, meu time foi protagonista na gestão de crise. Trabalhamos muito para que a prestação de serviços de tecnologia fosse incluída como essencial em todos os países. A gente também tem atuado muito próximo do governo para o desenvolvimento de políticas para garantir o nível de emprego. Mais do que nunca, somos protagonistas desse momento que vivemos”, ressalta.

Fábio Rua também abordou a importância da transparência e defendeu o uso de dados para que o setor de prestação de serviços de tecnologia possa contribuir para a construção de políticas públicas com base em evidências.

“Para sermos transparentes, temos que nos comunicar mais. Atualmente, essas ferramentas são as redes sociais. No passado, as relações governamentais eram compreendidas como uma estratégia que não era para ser transparente. Hoje em dia, isso mudou. Devemos saber quais são os eixos, temos que trabalhar com causas e propósitos. A área de filantropia tem um papel muito importante para garantir a imagem e a reputação das empresas. Trata-se de uma área muito mais estratégica, que deve ser trabalhada em conjunto com a área de RIG. O futuro das companhias depende diretamente da forma como a empresa interage com a sociedade”, afirma.

Em relação aos diálogos com o governo, Fábio defende o uso dos dados:

“Com eles, poderemos contribuir para a construção de políticas com base em evidências. Até pouco tempo atrás, o papel das empresas perante os projetos de lei era mais reativo. Agora, temos mais condições de antecipar as reações com propostas e mais estrutura. Isso, para mim, é a maior inovação que podemos fazer na nossa profissão. Esquecer o lobby do passado, que era baseado somente no relacionamento, e procurar maneiras de aprofundar o conhecimento que temos, trabalhando junto com governo e sociedade. Desta forma, vamos construir mais pontes e estruturas regulamentadoras”, comenta.

Para Fábio, as questões ligadas às mudanças climáticas são os eixos que vão unir a sociedade. “É um debate de todos e nosso papel é fundamental nesse processo. As empresas que colocam a comunicação e as relações governamentais dentro do mesmo guarda-chuva terão sucesso”, finaliza.

______________________________________________________________________________________________________________

Esse artigo é uma republicação do texto original publicado pelo IRELGOV. Criado em 2014, em São Paulo, o IRELGOV é o primeiro think tank do Brasil sobre relações governamentais, composto por cerca de 230 pessoas físicas e jurídicas. Saiba mais sobre o IRELGOV clicando aqui

______________________________________________________________________________________________________________

Inteligência Sigalei

A Sigalei transforma dados em conhecimento político para relações governamentais. Fale com nossos especialistas e saiba mais como automatizar o monitoramento de projetos de lei, Diário Oficial da União e Gestão de Stakeholders para sua organização. Clique aqui e agende uma demonstração.

Tags
IRELGOV
Relações Institucionais e Governamentais
Gestão de Risco Político
Gestão de Risco
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.