<< Voltar para o Blog da Sigalei

Anuário ORIGEM: maior vitrine do mercado de RIG se expande para a América Latina e apresenta dados recordes sobre a evolução do setor no Brasil

Levantamento revela que multinacionais voltaram ao patamar de antes da pandemia e são as responsáveis por alavancar o setor

Publicado em:
30/11/2022

São Paulo, novembro de 2021 – A quarta edição do Anuário ORIGEM, maior vitrine profissional do mercado de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) no Brasil, foi lançado na última sexta-feira (11), durante evento em São Paulo, e apresentou os principais pontos da pesquisa realizada neste ano, mostrando a evolução do setor de RIG no país e, pela primeira vez, em outros países da América Latina.

Os dados apontam a consolidação da área de RIG em grandes empresas de todos os setores da economia nacional. “Esse movimento pode ser percebido pelo reforço das equipes do segmento nas corporações de grande porte, além de maiores investimentos para que tal área possa realizar seu trabalho”, explica Márcio El Kalay, sócio da LEC.

Neste ano, um total de 588 nomes de profissionais líderes na área de RIG participaram do anuário, fazendo desta uma edição histórica, os quais atuam em empresas, associações de classe, entidades do terceiro setor, consultorias especializadas e escritórios de advocacia.

O número de “Profissionais mais Admirados” subiu de 20 para 28, dos quais 25 são brasileiros(as) em 3 categorias, e três são mexicanos. Além disso, o Anuário reconheceu, pela primeira vez, o trabalho de três jovens talentos que atuam na área de RIG no país, mesmo sem ainda estarem em cargos de liderança.

Multinacionais lideram a corrida

As multinacionais estão no topo do pódio, sendo as que mais investem na área de RIG no Brasil. Dentre as companhias que participaram da pesquisa, 77,8% têm receita anual superior a R$ 1 bilhão.

O percentual de profissionais de companhias nacionais que responderam à pesquisa foi de 35,1%, dado muito próximo dos patamares registrados em 2020 (34,8%) e 2019 (34,6%). Comparado a 2021, o número de profissionais dessas empresas apresentou uma queda de menos de 10%. Os dados refletem que, para além de uma pequena redução das empresas nacionais no que tange a área de RIG, o avanço na área é alavancado pelas multinacionais por, tradicionalmente, terem mais recursos e profissionais especializados para apoiar a área, seja por meio de ampliação deste departamento ou pela criação dele, dentre as que ainda não tinham.

Segundo o Anuário, em termos de prioridades de atuação para as empresas, a interlocução com o Poder Executivo ficou na primeira posição, recebendo 67,5% das respostas, seguida pela interlocução com o Poder Legislativo, mencionado por 62% dos respondentes, porcentagens históricas relacionadas ao tema na pesquisa, desde a primeira edição feita em 2019. Em terceiro lugar aparece o acompanhamento das pautas legislativas, citado por 45,1% dos respondentes.

Dois são os motivos principais que podem justificar esse retorno das prioridades mais tradicionais de RIG: o poder e a autonomia da Câmara Federal dos Deputados e Senado na gestão de um quarto do orçamento federal para investimentos, e o maior acesso e frequência de interação com os agentes públicos - muito impulsionado pela aceleração digital ocorrida durante a pandemia. Este segundo motivo é o principal indicativo de que a interlocução com os poderes Executivo e Legislativo não será algo passageiro, mas sim uma prática que continuará sendo prioridade nos próximos anos.

Departamento de RIG ganha atenção das corporações

Outro dado que permite a compreensão do avanço da área nas corporações é de que 40,9% das empresas contam com uma equipe de RIG formada por seis ou mais profissionais. Este percentual apresentou um aumento de 20,9% nos últimos três anos, desde que a primeira edição do Anuário foi publicada, em 2019.

O percentual de empresas que abriram recentemente o departamento de RIG também cresceu. Neste ano, o levantamento constatou que 11,9% das companhias contrataram - apenas - um profissional da área, ante 10,2% registrados no ano passado. Mesmo não sendo o ideal, já demonstra uma maior atenção de gestores para o investimento nesta área estratégica dentro de suas corporações.

Essa movimentação interna das empresas para o desenvolvimento da área de RIG também é percebido pelo nível de contratação de profissionais da área, considerando que 46,7% das grandes empresas que gerenciam e lideram a área de RIG responderam ter realizado contratações para ampliação de equipe. É o registro mais alto desde 2020, quando o questionamento passou a ser feito.

Diversidade em construção

No que tange à presença das mulheres na liderança de RIG, os dados continuam apresentando avanços. Nas empresas, elas representam 39,9% da ocupação de cargos de liderança, em comparação com os 38% registrados na edição anterior. Já nas consultorias e nos escritórios de advocacia, apenas 29,9% das mulheres ocupam cargos de liderança, dado que reflete uma queda de 2,8% se comparado com os 32,7% registrados em 2021.

Embora o avanço seja tímido, a tendência é que a presença da mulher neste espaço se torne mais frequente com o passar do tempo, visto que as grandes empresas - em especial as multinacionais - estão mais empenhadas em promover a diversidade em seus negócios.

Nos grupos menos favorecidos socialmente, que ainda não alcançaram os cargos de alta liderança, as pessoas negras representam apenas 33,8% do time de profissionais de RIG em empresas, número que demonstra uma pequena queda em comparação com 2021, quando 34,4% de pessoas negras compunham as equipes. A redução também é perceptível quando o recorte é feito com base na comunidade LGBTQIAP+, com 28,9% de profissionais na equipe, ante 30,4%, registrado na pesquisa anterior.

O maior desafio, porém, é o de inclusão de PCDs (Pessoas Com Deficiências), com presença muito tímida ainda nas áreas de RIG, como revela a pesquisa do Anuário.

Mercado de RIG na América Latina

Pela primeira vez, o Anuário ORIGEM traz uma visão do mercado de RIG nos países da América Latina - Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai. De acordo com Rodrigo Navarro, sócio da Consult-Master, o relatório se propõe a cruzar as fronteiras locais e fazer esse mesmo movimento em outros países da América Latina. “Foi o caminho natural que encontramos para dar mais amplitude a esse movimento de transparência e valorização estratégica da área e dos profissionais que nela atuam”, acrescenta.

A base da pesquisa é composta de uma maioria de companhias multinacionais: 68,8%, incluindo multinacionais latino-americanas em operação nos diferentes países da região. Os profissionais que lideram as áreas de RIG nas empresas nesses mercados são um pouco mais jovens e um pouco menos experientes na área do que os brasileiros. A idade média dos profissionais na região é de 41 anos e meio, com 12 anos de atuação na área, e o mercado é majoritariamente masculino.

Os times de RIG não são pequenos. Cerca de 43,7% delas contam com seis ou mais pessoas, índice superior ao do Brasil. Uma semelhança entre os países latinos pode ser observada no tema prioritário entre os profissionais de RIG. A “interlocução com agentes públicos do governo federal” foi citada por 68,1% dos participantes e 56,9% indicaram o "acompanhamento da agenda das câmaras legislativas" dos participantes como as atividades mais importante na área.

O Anuário ORIGEM LATAM é uma realização da Consult-Master, da LEC - Legal, Ethics & Compliance e da VITTORE Partners – que, juntas, reúnem vasta expertise na atuação, capacitação e recrutamento na área de RIG.

Para ter acesso ao material completo, acesse: https://anuarioorigem.com.br/

PROFISSIONAIS DE RIG MAIS ADMIRADOS DO BRASIL EM 2022 (eleitos pelos participantes do Anuário ORIGEM - por ordem alfabética):

Categoria: Empresas

ANA CAROLINA CARREGARO - Diretora de Assuntos Públicos da Nestlé

ANNA BEATRIZ ALMEIDA LIMA - Diretora de Assuntos Externos da Shein

BEATRIZ GAGLIARDO - Head de Relações Governamentais e Acesso Público da Árvore

CARLOS ALBERTO MACEDO CIDADE - Diretor de Relações Institucionais da JBS

DANIELA G. RIOS - Diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas da P&G

GIULIANA FRANCO - Head de Relações Governamentais da Raízen

GRAZIELLE PARENTI - Head de Business Sustainability - Latam da Syngenta

GUILHERME CUNHA COSTA - Diretor de Sustentabilidade, Sociedade Civil Organizada e Governos da J&F

HELGA PAULA PATRICIO FRANCO - Diretora de Relações Governamentais da Mondeléz

KELLY FIEL - Gerente de Relações Governamentais do Itaú Unibanco

LUIZ RICARDO DE MEDEIROS SANTIAGO - Diretor Global de Relações Institucionais da Vale

MARIANA LUCENA - Diretora de Assuntos Corporativos - América Latina da Haleon

RODRIGO MOCCIA - Diretor de Relações Governamentais da Ambev

SUELMA ROSA - Diretora Sênior de Reputação e Assuntos Corporativos – América Latina da Unilever

VICTOR BICCA NETO - Diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola

Categoria: Entidades Setoriais de Âmbito Nacional e Organizações do 3° Setor

ANDRÉ PASSOS CORDEIRO - Diretor de Relações Institucionais da ABIQUIM

CAROLINA VENUTO - Presidente da ABRIG

JOÃO DORNELLAS - CEO da ABIA

MÁRCIO MACIEL - Diretor de Assuntos Institucionais e Inteligência Competitiva da ABIA

RODRIGO NAVARRO - Presidente da ABRAMAT

Categoria: Consultorias Especializadas e Escritórios de Advocacia com área de RIG

ANTÔNIO MARCOS UMBELINO LÔBO - Diretor-Superintendente da Umbelino Lôbo

CREOMAR DE SOUZA - CEO da Dharma Political Risk

FELIPE ONEI OPPELT - Diretor-Executivo da Umbelino Lôbo

JEAN CARLO DE CASTRO - CEO da Vector Relações Governamentais

JULIANA CELUPPI - Diretora da Radar Governamental

PROFISSIONAIS DE RIG MAIS ADMIRADOS DO MÉXICO EM 2022 (eleitos pelos participantes do Anuário - por ordem alfabética):

JUAN CARLOS PARDO BEJARANO - Director Asuntos Corporativos y Creacion de Valor Compartido - Nestlé México

ALEHIRA OROZCO - Directora de Relaciones con Gobierno - Mercado Libre

ANDREA ESCOBEDO - Vicepresidenta Nacional de Diversidad e Inclusión y Presidenta Regional de la Sede Centro Sur en la Cámara Nacional de la Industria Electrónica, de Telecomunicaciones y Tecnologías de la Información (CANIETI)

RECONHECIMENTO - JOVENS TALENTOS EM RIG

Bernardo Torres - Relações Internacionais

Flávia Fernanda - Direito

Josiara Diniz - Gestão de Políticas Públicas e Ciências Sociais

Tags
RelGov
Congresso
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.