Análise
Eleições 2022 e Relações Governamentais. O que esperar do ano eleitoral?
Autor:
Nayara Cortez
Relações Institucionais e Comunicação Sigalei
Publicado:
13/1/2022
E

stá preparado para atuar com lobby ou advocay em ano de eleições gerais? 

Confira neste artigo os destaques sobre as eleições 2022 com principais datas, cargos em disputa e avaliação de mudanças no cenário político que podem afetar a atuação de profissionais de relações institucionais e governamentais nas interações com o poder público ao longo do ano. 

Eleições 2022: quais os cargos em disputa?

As votações para as Eleições de 2022 estão previstas para acontecer nos dias 02/10 (1º turno) e 30/10 (2º turno). Neste ano, os cidadão brasileiros irão às urnas no 1º turno para eleger os candidatos ideais para assumir a partir de 2023 os cargos de: 

  • Presidente da República 
  • Governador 
  • Senador da República
  • Deputado Federal
  • Deputado Estadual ou Distrital. 

Caso seja necessário, o 2º turno acontecerá para a escolha definitiva de Presidente e Governador. 

Relações Institucionais e Governamentais em ano eleitoral

Neste cenário de eleições federal e estadual serão escolhidos novos Chefes para o Poder Executivo Federal e Estadual e novos membros do Poder Legislativo Federal e Estadual. Assim, as pautas de diferentes setores econômicos da sociedade civil que estejam sendo negociadas através  lobby ou influenciadas por advocacy e que envolvam discussões e atuação com o poder público a nível federal ou estadual poderão sentir os impactos da corrida eleitoral ao longo do ano.

Relações com o Poder Executivo no ano eleitoral 

Do ponto de vista do Governo, a expectativa é de consolidar seus últimos esforços para aprovar pautas como a privatização dos Correios e avançar com as Reformas Administrativa e Tributária, mesmo que as chances de dar sequência nestes debates e aprovar essas mudanças sejam menores. 

Pode ocorrer de movimentações e conclusões de algumas temáticas serem agilizadas e outras podem sofrer atrasos, principalmente se for o caso de pautas sendo endereçadas com atores que pretendem a reeleição, pois grande parte dos tomadores de decisão em cargo de Presidência e Governadores que podem e querem se reeleger estarão com foco na campanha eleitoral. A nível municipal, poucas pautas devem ser afetadas.    

Vale ressaltar que boa parte do primeiro escalão (Ministros e Secretários) do atual Governo podem deixar o cargo para tentar cargos eletivos e garantir sua permanência e atuação política para os próximos anos. 

O que esperar do Congresso Nacional e Assembleias Estaduais? 

Na relação com o Poder Legislativo durante o ano eleitoral há alguns cenários possíveis:

  1. Aceleração das discussões e/ou antecipação de decisões de proposições
  2. Desaceleração de discussões e/ou paralisação da tramitação de proposições 

No geral, a tendência é de que o ritmo das atividades legislativas diminua por conta das eleições. 

Em anos eleitorais, o  calendário do Congresso para produção legislativa costuma ser mais curto uma vez que muitos Deputados e alguns Senadores estarão com foco direcionado para suas reeleições. 

Propostas com maior chance de aprovação devem ser discutidas e aprovadas até meados de junho/2022, depois disso torna-se mais difícil a articulação e negociação devido à aproximação do 1º turno e liberação para início de propagandas e debates.  

Outro ponto que merece destaque são as pautas mais polêmicas que estão em jogo, como grandes reformas, licenciamento ambiental, mineração, jogos de azar e IPTU de Igrejas, estas devem enfrentar maior resistência, pois parlamentares tendem a ser mais cautelosos nessas épocas para não se desgastar ou desagradar diferentes públicos de eleitores. 


Fazer a gestão do risco político é essencial em períodos como este e é crucial estar atento às discussões, alerta às decisões e disposto a negociar. Conte com a Sigalei para te apoiar no monitoramento do Legislativo, publicações do Diário Oficial da União, análise do perfil dos parlamentares com dados precisos e alertas rápidos. Entre em contato clicando aqui.  


Tags
Congresso Nacional
Eleições
Gestão de Risco Político
Inteligência Política
Relações Governamentais
Relações Institucionais e Governamentais
Relações Institucionais
RelGov
RIG
Risco Político e Regulatório

Artigos Relacionados

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

Insights e conteúdos exclusivos.
Inscreva-se:

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

QUEM SOMOSPRODUTOSSOLUÇÕESSUPORTECONTATOPOLÍTICAS DE PRIVACIDADE