<< Voltar para o Blog da Sigalei

Entrevista com Guilherme Cunha, presidente da Abrig

Publicado em:
1/10/2018

A Abrig vai na contramão da maioria das associações profissionais. Em vez do discurso focado no umbigo dos que pagam a contribuição, a agenda da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais foge do corporativismo. Temas como carteirinhas ou cursos obrigatórios para desempenhar a atividade passam longe do debate. A agenda está focada em pensar o Brasil. É bem mais ampla - e até mesmo profética. Poucos dias antes da greve dos caminhoneiros, em maio deste ano, a entidade realizou a Conferência Internacional de Logística e Inovação e antecipou problemas que foram escancarados durante a paralisação.

No último dia 25, foi realizada uma nova conferência, agora sobre Segurança Jurídica e Investimento Estrangeiro, outra tema bastante pertinente para o momento em que vive o País. Sobre a agenda da entidade e sobre o ambiente de eleições, o presidente da Abrig, Guilherme Cunha Costa, conversou com o Blog Tudo é Política.

Aos 48 anos, o advogado brasiliense atua como profissional de Relações Governamentais e Institucionais (RIG) há 26 anos. Integrante da Abrig desde a sua fundação em 2007, ele dirige uma organização que reúne profissionais com alto grau de qualificação. Segundo um balanço de 2016, 64% dos associados tinham MBA ou pós-graduação. Para fazer parte, é necessário ser avaliado por um comitê de avaliação, que faz a avaliação dos pretendentes. Além de profissionais da área, professores e estudantes também são admitidos.

No dia da entrevista, a Abrig contava com exatos 513 associados, mesmo número de deputados no Congresso Nacional. E o que isso significa? Nada, apenas uma coincidência.

DENTRO DA NEUTRALIDADE QUE MARCA UMA INSTITUIÇÃO COMO A ABRIG, COMO A INSTITUIÇÃO ESTÁ VENDO O ATUAL PROCESSO ELEITORAL, NA ESFERA DA AGENDA PROPOSTA?

Nós teremos uma perspectiva de melhora a partir do ano que vem. Todos os candidatos falam da necessidade de fazer uma reforma de estado, da reforma da previdência e falam de uma reforma política. Eu acredito muito que, independentemente de quem seja o eleito, nós teremos um País cutucando as feridas e mexendo inevitavelmente onde a gente tem que mexer.

QUAIS SÃO ALGUNS TEMAS QUE VOCÊ VÊ COMO NECESSÁRIOS PARA A PRÓXIMA LEGISLATURA?

Diferentemente de muitas categorias, a gente não tem um discurso corporativista. A quantidade de leis que são publicadas diariamente no País geram uma enorme insegurança jurídica. Todo dia, o Diário Oficial traz 740 normas. Isso seria bom para o profissional de RIG, mas é muito ruim para o País. Isso tem que muito bem observado pelas próximas autoridades do Congresso Nacional e pelo poder Executivo. A gente não precisa disso tudo. A gente precisa construir marcos regulatórios de qualidade.

ENTRE OS PONTOS LEVANTADOS PELA ABRIG ESTÃO TEMAS DA AGENDA NACIONAL COMO, POR EXEMPLO, SEGURANÇA JURÍDICA E INVESTIMENTO ESTRANGEIRO (FOCO DO II EVENTO INTERNACIONAL DA ABRIG, REALIZADO NO ÚLTIMO DIA 25). QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA DISCUSSÃO?

O investimento estrangeiro é mais seletivo do que o nacional. Se você tem um ambiente mais organizado pra o estrangeiro, você tem também para o investidor nacional. Na minha visão, os players (internos) estão esgotados por uma série de fatores como endividamento, complicações, quatro anos de uma severa crise. Então, a gente precisa de capital estrangeiro para tracionar a economia para os nossos players. Os empreendedores precisam tomar fôlego para fazer o Brasil voltar a crescer.

O EVENTO SOBRE LOGÍSTICA ANTECIPOU VÁRIOS PROBLEMAS. LOGO EM SEGUIDA, HOUVE A GREVE DOS CAMINHONEIROS?

A Abrig desenvolveu vários produtos: Café com autoridade, Abrig Debate, a revista, a TV Abrig, as conferências. Todas essas atividades estão envolvidas em quatro pilares: capacitação, regulamentação, informação e relacionamento. A conferência é hoje um produto mais significativo, porque ela é um debate público transversal, onde a gente sai com propostas concretas. É um debate efetivo junto com o país. O debate sobre logística foi um sucesso. A gente já estava percebendo que era necessário fazer há algum tempo. E isso ficou comprovado, porque nove dias depois, estourou a greve.

COMO MANTER A PARTICIPAÇÃO NO DEBATE COM NEUTRALIDADE, QUE É UM PRESSUPOSTO DE UMA ORGANIZAÇÃO COMO A ABRIG?

Nós somos 513 associados. Se não houver neutralidade, os próprios associados fazem com que a Abrig volte ao rumo, pela diversidade enorme de cabeças que pensam diferente, sempre com vontade de contribuir para o País. O que a gente defende é um debate para que se busque alternativas. A gente efetivamente não toma partidos. O que a gente não abre mão e toma partido sim, e isso está no nosso DNA, é sobre a questão da regulamentação (da profissão de RIG). A gente pode sugerir para as autoridades como deve ser o debate sobre essa questão. E a gente percebe que há um entendimento cada vez maior dos veículos de comunicação, da sociedade em geral, sobre a importância da regulamentação.

SOBRE A REGULAMENTAÇÃO, POR QUE ELA SE FAZ TÃO NECESSÁRIA?

A regulamentação está presente em diversos países, todos mais fortes institucionalmente do que o Brasil. Tanto a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) quanto Transparência Internacional são favoráveis à regulamentação. Se temos, todos os dias, 740 normas no Diário Oficial, como que não tem uma para regular uma atividade que é realizada há décadas no Brasil? Queremos desenvolver a nossa atividade com legalidade, ética, bom senso. Como validação da atividade, haveria a possibilidade efetivamente de atuação de pessoas reconhecidas e credenciadas, em um ambiente transparente. Hoje, dentre os nossos 513 associados, não temos nenhum investigado. Queremos transparência, não queremos ficar na sombra.

Tags
Não encontrada
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.