<< Voltar para o Blog da Sigalei

O papel do monitoramento legislativo na garantia de interesses de grupos

Publicado em:
7/10/2015
O

processo de monitoramento legislativo se mostra uma atividade cada vez mais relevante na garantia de interesses de grupos. Muito desta importância se deve ao fato de que, quase todas as atividades desenvolvidas no país (seja ela de iniciativa privada, pública ou sem fins lucrativos) são, de alguma forma, pautadas pelo conteúdo de projetos lei (PLs). Isso significa que acompanhar, e também realizar o monitoramento legislativo, se torna uma vantagem estratégica muito importante. Isto é, seguir os trâmites dos projetos possibilita, não apenas ao cidadão, mas também empresas, federações, associações setoriais e organizações diversas, pensar estratégias mais efetivas de atuação junto aos tomadores de decisões. Além disso, obter um mapeamento sobre os legisladores envolvidos no projeto de lei auxilia no planejamento estratégico.

Em artigo publicado no site RelGov em foco, Eduardo Ribeiro Galvão, detalha a importância que esse acompanhamento possui. Em suas palavras:

“Prevenir e estar atento às propostas de alteração na lei é uma forma de antecipar-se e possibilitar a tomada de posição nas discussões e influência no processo legislativo, informando e convencendo os tomadores de decisão.”

(http://www.relgovemfoco.com.br/acompanhamento-legislativo/)

A intervenção na fase de um projeto de lei é mais eficaz do que quando ela já se tornou uma lei ou uma norma, sendo que acompanhar os trâmites permite que as propostas sejam negociadas visando a adequação de seu conteúdo. Entendemos que criar processos para realizar Relações Governamentais e Advocacy faz parte de uma cultura democrática, no qual temos grupos buscando melhores ajustamentos ao conteúdo do que é proposto.

Foi pensando nas possibilidades de melhoria para o processo de monitoramento legislativo que estamos construindo o sigalei. Nossa aplicação web tem como propósito fazer com que nossos parceiros consigam maximizar sua estratégia de atuação e negociação através de uma busca de dados fácil e rápida aumentando, assim, a efetividade da atividade de Relações Governamentais.

Contando com uma base com mais de 600.000 proposições em nível federal e estadual, buscamos aliar a expertise da Ciência Política com a Computação para pensar soluções de acompanhamento transparentes e eficazes, fornecendo material confiável e de qualidade seja para analistas, coordenadores, gerentes, diretores e outros profissionais envolvidos na área de relações governamentais, Advocacy e assuntos estratégicos.

--

Nota do editor

Para saber mais sobre as soluções de monitoramento legislativo da Sigalei, clique aqui.

Tags
Monitoramento Legislativo
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.