Conheça a metodologia de curadoria da Sigalei para trazer informações relevantes para os nossos clientes de forma eficiente e dinâmica.
curadoria Sigalei é um método poderoso desenvolvido pelos especialistas da Sigalei para identificar e gerir as informações políticas e regulatórias fundamentais para elaboração de estratégia de engajamento junto à stakeholders.
Esse método pode ser aplicado dentro de qualquer time de Relgov e que nós vamos explicar aqui.
A metodologia de curadoria da Sigalei consiste em três movimentos: Qualificar, Conectar e Comunicar
OS MOVIMENTOS:
O movimento da qualificação tem como objetivo extrair sinais relevantes entre os ruídos e contextualizar essas informações à luz da perspectiva da sua instituição para que essas possam se aproximar, o máximo possível, da tomada de decisão.
O movimento de conectar tem como objetivo estabelecer conexões entre documentos, stakeholder e temas para que seja possível gerar uma rede de informações para extração de insights fundamentadas sobre o trabalho de inteligência.
O movimento de comunicar consiste em compartilhar as informações contextualizadas para as pessoas que possuem a função de traçar as estratégias e atuar sobre os stakeholders, para que possam ficar atualizadas aos movimentos relevantes.
COMO FAZER NA PRÁTICA:
Passo 1:
Parametrize seu monitoramento através dos radares, que é o mecanismo pelos quais os robôs irão identificar informações relevantes. Para estruturar um radar, é necessário pensar nas seguintes perguntas, para derivar as palavras-chaves e filtros:
1 - Quais são os stakeholders que você deseja monitorar?
2 - Quais são os assuntos que você deseja monitorar?
3 - Quais são os tipos de informação que você deseja capturar?
4 - Quais são as fontes que os stakeholders utilizam para comunicar que você deseja monitorar?
5 - Qual é a abrangência que se deseja fazer o monitoramento?
Passo 2:
A partir da parametrização dos radares, os robôs irão trazer documentos potencialmente relevantes. Agrupe e faça a leitura das informações. Aquelas que forem importantes, salve no banco de dados, para que elas sirvam de insumo para o próximo passo.
Passo 3:
Uma vez que as informações são salvas, é importante contextualizá-las à luz da perspectiva da sua instituição. Neste momento você pode contar com dois instrumentos, classificar em propriedades e/ou anexar informações qualitativas.
Passo 4:
Para cada informação salva, é importante conectá-las com outras informações para gerar uma base de conhecimento interligada em rede através das notas, permitindo você qualificar o relacionamento entre os documentos, temas e stakeholders.
Passo 5:
Por último, é importante compartilhar os sinais de alta relevância com as pessoas do seu time que precisam dessas informações para montar estratégias e/ou planejar atuação junto aos stakeholders.
***
Esperamos que esse texto tenha contribuído com sua rotina e que o método de curadoria da Sigalei possa ser útil para você. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira conversar mais sobre como aplicar esse método, estamos à disposição! Ficaremos felizes em ajudar.
Ivan Ervolino - Diretor de Serviço da Sigalei