<< Voltar para o Blog da Sigalei

Relações Institucionais e Governamentais e Monitoramento Estratégico de Informações

Saiba como o monitoramento se destaca como importante atividade para estratégias de relações institucionais e governamentais mais efetivas. Através do monitoramento legislativo, executivo e até mesmo de redes sociais empresas e associações podem entender o cenário político ao redor suas organizações e antecipar oportunidades e riscos aos negócios.

Publicado em:
21/4/2022
A

s áreas de relações institucionais e governamentais são facilitadoras da defesa de interesses de empresas e associações que interagem com o poder público. 

Ações do governo, realizadas em qualquer âmbito, seja federal, estadual ou municipal, afetam diretamente empresas e setores econômicos ao redor do Brasil. Por isso, o monitoramento do que acontece na esfera governamental é essencial para acompanhar como os projetos do governo podem gerar efeitos para o dia a dia dos negócios. Empresas e associações de classe que entendem a importância de estar sempre atentos ao cenário político investem em áreas e profissionais de relações institucionais e governamentais para garantir que vão estar sempre atualizados sobre o cenário político, conhecendo as possibilidades de riscos e oportunidades e se inserindo no debate público para defender seus interesses e influenciar os tomadores de decisão pública. 

A defesa de interesses através do lobby ou advocacy envolve o acompanhamento sistemático das atividades governamentais e uma forma de realizar este processo é através do monitoramento dos dados públicos que são disponibilizados nos portais governamentais oficiais. 

Monitoramento em Relações Governamentais

Dentre as atividades do Profissional de Relações Institucionais e Governamentais se destaca a etapa de monitoramento de informações estratégicas para o negócio. É através desse acompanhamento do cenário político que se pode identificar riscos ou oportunidades para o negócio que permitem melhorar a tomada de decisão e atuar preventivamente e de forma proativa, evitando, por exemplo, que a ação de RIG seja uma reação a uma lei já aprovada e sancionada, e possibilitando a  construção de estratégias e relacionamentos com agentes e setores públicos que possuem a competência para lidar com o tema de relevância para a organização. 

Por esse caráter de prover aos negócios antecipação e previsibilidade é que o monitoramento dos poderes legislativo e executivo é um processo essencial para empresas e associações de classe atuarem com segurança jurídica e em conformidade legislativa e regulatória em suas atividades econômicas. 

Contudo, o desafio é monitorar de forma eficiente diferentes fontes com grande quantidade de novas informações diárias: sites da Câmara, Senado, Congresso, Assembleias Legislativas, Agendas de Autoridades, Agências Reguladoras e até mídias sociais. São diversas proposições legislativas sendo apresentadas, debatidas e votadas ao mesmo tempo no Congresso, além dos atos publicados pelo executivo no Diário Oficial, como decretos, medidas provisórias ou normativos editados por agências reguladoras. Hoje em dia, as redes sociais, como o Twitter, demonstram grande potencial de expandir a performance de RIG com o monitoramento de stakeholders online e em tempo real. 

A estruturação do processo de monitoramento em RIG envolve a identificação, acompanhamento e gerenciamento de temas, riscos e oportunidades, feitos de modo organizado e estratégico, de acordo com as necessidades e interesses da empresa ou setor econômico em questão.

Tecnologia para monitoramento em RIG

Novas soluções e ferramentas tecnológicas automatizam e simplificam a rotina de monitoramento de ações do governo melhoram a experiência de acompanhar a produção legislativa, os múltiplos stakeholders, discursos, notícias e debates que acontecem no ambiente político (e até mesmo fora dele, como nas redes sociais) e que impactam organizações e sociedade.

A automação do monitoramento ajuda equipes de RIG que demandam informações precisas e em tempo hábil para desenvolver estratégias mais assertivas, otimizando tempo e aumentando produtividade e qualidade das estratégias de lobby e advocacy. 

Neste cenário, a Sigalei desenvolve tecnologia para relações institucionais e governamentais e segue avançando em soluções que unem dados, tecnologia, inteligência artificial e política para apoiar profissionais de RIG na identificação, monitoramento e análise das informações mais relevantes do Diário Oficial da União, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleias Legislativas Estaduais, Agenda de Autoridades Públicas e Twitter. 

É assim que transformamos dados em conhecimento político para empresas e associações que interagem com o poder público na defesa de seus interesses.
Quer saber mais? Entre em contato pelo e-mail: contato@sigalei.com.br ou preencha o formulário no site
Tags
Monitoramento Legislativo
Relações Institucionais e Governamentais
RIG
RelGov
Risco Político e Regulatório
Inteligência Sigalei
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.