<< Voltar para o Blog da Sigalei

Webinar – Os desafios da estruturação da área de RIG

Publicado em:
17/6/2019

No ruidoso ambiente corporativo, uma revolução silenciosa está movimentando organogramas e estruturas internas. Uma nova área tem se ombreado em relação às mais tradicionais, como jurídico, comercial e comunicação. Cada vez mais, a área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) está no radar de empresas e associações, entre outras pessoas jurídicas, que querem (e precisam) sentar-se à mesa das discussões relevantes para o seu negócio.

Pela atuação em várias frentes, muitas vezes, o trabalho de RIG é diluído por vários departamentos e profissionais, o que nem sempre retorna em resultados mais assertivos e metrificados. Por isso, um grande desafio das organizações é justamente conseguir organizar um processo interno para obter a melhor performance na área de RIG, atuando de forma estratégica, tempestiva e efetiva.

Em outras palavras, estruturar a área de RIG está na agenda do dia, ainda mais em um país tão regulador quanto o Brasil, em que desafios e oportunidades vêm e vão a partir de canetadas de gestores públicos que nem sempre recebem o nível adequado de informação qualificada.

Como estruturar?

Evidentemente, cada empresa tem recursos, estruturas e lógicas de atuação peculiares aos seus mercados de atuação. Mas isso não significa que não seja possível absorver estratégias e experiências positivas de profissionais e instituições que já alcançaram um processo maduro na área de RIG.

Para contribuir nessa atuação, o Sigalei está organizando o webinar “Os desafios da estruturação da área de RIG”, no dia 27 de junho (você pode se inscrever clicando aqui). Já estão confirmados Eduardo Galvão, executivo de Relações Governamentais da Abimaq e professor dos MBAs em Gestão de Políticas Públicas e em Relações Institucionais do Ibmec, além de Ivan Ervolino, co-fundador do Sigalei e Doutor em Ciência Política pela UFSCar, e Felipe Molina, administrador público formado pela Unesp e Gerente de Sucesso do Cliente, do Sigalei.

“Pautamos o webinar nas necessidades de nossos clientes. Queremos desenvolvê-los para que tenhamos um cenário de RIG cada vez mais forte e estruturado no Brasil. Além disso, pretendemos criar um canal de comunicação e conteúdo aberto a todos para que possamos discutir e compartilhar experiências e práticas de Relacionamento Governamental e Políticas Públicas”, conta Vítor Monteiro, da equipe de marketing do Sigalei e organizador do webinar.

A sólida formação acadêmica dos convidados, aliada à atuação de destaque nas suas respectivas áreas, irá proporcionar um debate mesclando teoria e prática, mantendo o foco no nas principais demandas das organizações.

“Vamos debater tendo dois principais eixos. O primeiro é como gerenciar as prioridades de demandas que chegam até estes profissionais e o segundo é debater sobre possíveis métricas. Temos observado que este debate vem ganhando força entre os profissionais, pois existe a necessidade de adequar as especificidades da área de RIG com métricas já formalizadas dentro das instituições”, explica Ivan.

Essa demanda por gerenciamento e métricas é comprovada por um levantamento feito pelo próprio Sigalei junto aos seus clientes. Hoje, 76% deles buscam, em sua maioria, dois principais objetivos em seus processos de monitoramento legislativo. O primeiro deles (45%) é otimizar o tempo gasto em atividades ligadas ao processo primário de RIG, a coleta de dados. O segundo (31%) abrange a atividade de sistematização e organização dos dados coletados, o que embasa com dados o processo de tomada de decisão.

“Instituições com equipes pequenas tendem a ter necessidade de remanejar pessoas para suas áreas e começar a mapear temas, focando em assuntos de maior urgência. Já para áreas com equipes maiores, a estrutura de processos de RIG está funcionando, porém encontram outras melhorias que podem ser realizadas. A definição das métricas é extremamente relevante para entendimento de como a estrutura da equipe pode ser melhorada e demonstrar resultados para toda a organização”, detalha Felipe, que está na linha de frente junto aos clientes do Sigalei e os auxilia nesse processo de estruturação.

Um outro ponto de destaque do webinar é a presença de uma das maiores autoridades em RIG hoje no País. “Para além de seu conhecimento técnico, o Eduardo Galvão tem trazido um debate importante sobre maneiras de metrificar o trabalho dos profissionais de RIG. A avaliação da área tem se tornando um ponto presente em todos os debates e Eduardo Galvão tem contribuído de maneira importante”, ressalta Ivan.

Serviço

Webinar: Os desafios da estruturação da área de RIG

Convidados: Eduardo Galvão, Ivan Ervolino e Felipe Molina

Data: 27 / 06

Horário: 18h30

Inscrições: http://conteudo.sigalei.com.br/webinar-desafios-da-estruturacao-da-area-de-rig

Tags
Não encontrada
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.