Quem somosPRODUTOSSoluções
blog
Gestão de risco político e regulatórioSETORIAL Saúde
SuportecarreiramídiaContatoLogin
Solicitar demo
Entre em contato conosco.
SAIR
Análise
Lideranças no Congresso: Destaques e Perspectivas para 2022
Autor:
Maria Helena Andrade
Autor:
Gabriel Silveira
Publicado:
10/3/2022
O

papel e importância das lideranças no Congresso Nacional 

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal possuem, como forma de melhor organizar e articular decisões, um sistema hierárquico de distribuição de responsabilidades, através da eleição de líderes e vice-líderes, seja por partido, bloco parlamentar, representação da maioria, da minoria, do governo ou da oposição. 


Dessa forma, os parlamentares escolhidos têm como principal função, dentre outras, a orientação do seu conjunto quanto a votações e são responsáveis por defender os interesses desse coletivo dentro da Casa Legislativa. Levando isso em consideração, pode ser ressaltada a importância desse papel e a necessidade de se manter atualizado sobre quem são esses líderes e como os mesmos têm atuado na Câmara e também no Senado.


Lideranças na Câmara 

Quanto aos líderes da Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2022 foi aprovada, pelo TSE, a criação do União Brasil, um partido derivado da fusão entre o PSL e o DEM, que tem ocupado a posição de maior bancada da Câmara, com 78 Deputados. O Deputado Elmar Nascimento (União/BA) assumiu a liderança do novo partido e afirmou que o PSL e o DEM já votavam de forma semelhante em mais de 86% das votações nominais na Câmara. O próximo objetivo da nova legenda é criar uma articulação para exercer o controle de comissões estratégicas, como a Comissão Mista de Orçamento (CMO) e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 


O Partido dos Trabalhadores (PT) ocupa o lugar de segunda maior bancada na casa, com 53 Deputados filiados ao partido. O Deputado Reginaldo Lopes (PT/MG) ocupa o cargo de líder do partido e, no início do ano, fez um apelo para que se pautem os vetos do presidente Jair Bolsonaro a projetos considerados de extrema importância ao Brasil.


Sendo assim, sob a liderança de Reginaldo Lopes (PT/MG), o PT articula-se para derrubar o Veto 33/2021, que dispõe sobre a inclusão do lúpus na lista de doenças com benefícios da Previdência Social; o Veto 59/2021, que diz respeito ao PL 4968/2019, que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual; o Veto 48/2021, sobre a quebra de patentes de vacinas e medicamentos contra a Covid-19; o Veto 36/2021, que refere-se à privatização da Eletrobrás e o Veto 46/2021, que corresponde à Lei de Segurança Nacional e Crimes Contra o Estado Democrático de Direito. 


A liderança do MDB, por sua vez, é ocupada pelo Deputado Isnaldo Bulhões Jr (MDB/AL). No início de 2022, um pedido de urgência para a apreciação do PL 6299/2002 (flexibilização do uso de agrotóxicos) foi protocolado por diversos parlamentares, dentre eles o líder do MDB. Além disso, o novo Código de Processo Penal deve ser uma das prioridades do partido para 2022. Segundo o vice-líder da legenda, Hildo Rocha (MDB/MA), a Câmara ficou devendo a aprovação de matérias importantes como o PL 8045 (Novo Código de Processo Penal), o PLP 62/15 (incidência do ICMS na fatura de energia elétrica) e o PL 2630/20, que trata de combater as Fake News. 


Substituindo o Deputado Marcelo Freixo (PSB/RJ) na liderança da Minoria na Câmara, o Deputado Alencar Santana (PT/SP) foi o novo Parlamentar escolhido para representar a bancada do PT, PDT, PSB, PCdoB, Psol e Rede no ano de 2022. Segundo o novo líder da minoria, um dos desafios deste ano é barrar a privatização da Eletrobras: "Nós da oposição vamos contestando judicialmente o porquê dessa aprovação pelo TCU de algo que está claro, e o próprio tribunal detectou o enorme prejuízo de bilhões de reais, mais de R$ 60 bilhões ao povo brasileiro. O povo perde agora e vai perder depois, porque com certeza nós teremos o aumento na conta de energia". 


Até o momento em que este artigo foi escrito, a liderança da Maioria na Câmara dos Deputados ainda não foi definida para o ano de 2022. Mas, no ano passado, esse cargo foi ocupado pelo deputado Diego Andrade (PSD/MG). O bloco da maioria é o maior da casa e é constituído pelos partidos: PSL, PL, PP, PSD, MDB, PSB, Republicanos, DEM, PROS, PTB, PODE, PSC, Avante e Patriota. Desta forma, a liderança representa 257 deputados e possui algumas atribuições especiais, como a indicação de voto dos membros da bancada durante as votações e a participação em reuniões do colégio de líderes para definir a agenda a ser apreciada em plenário. 


A bancada da oposição é constituída por 135 deputados de 6 legendas (PDT, PT, PSB, PSOL, PCdoB e Rede). Neste ano, o Deputado Wolney Queiroz (PDT/PE) foi eleito como novo líder do bloco e já listou suas prioridades dentro do cargo. A reforma administrativa, reforma tributária e a taxação de grandes fortunas são temas importantes que serão debatidos e que exigirão unidade da oposição. Segundo o parlamentar, “A reforma administrativa, nós conseguimos barrar no ano de 2021 e vamos conseguir fazer isso novamente este ano. Nós temos unidade e a clareza de que projetos como estes precisam de um combate firme. Com relação a reforma tributária, nós temos um entendimento de que seria mais adequado que ela seja de forma progressiva, onde os ricos paguem mais e os pobres paguem menos”.


No que diz respeito à bancada do governo, o Deputado Ricardo Barros (PP/PR) assume a liderança. É de responsabilidade do líder do governo tocar os projetos de interesse do Poder Executivo na Câmara e seguir a agenda prioritária, definida no início do ano.  Dentre os projetos listados como prioritários pelo governo, destacam-se o PL 3887/21, referente à primeira etapa da Reforma Tributária; a MP 905/19, que dispõe sobre o "Contrato Verde e Amarelo" e o PL 490/07, que trata da demarcação de terras indígenas pelo Poder Executivo.


Lideranças no Senado

Quanto às lideranças do Senado Federal, esse pode ser separado por 4 blocos parlamentares e os partidos PDT, CIDADANIA, REDE e PSD, que permanecem sem bloco. Começando pelo maior bloco parlamentar, o Unidos pelo Brasil é composto por 24 senadores, dos partidos MDB, REPUBLICANOS e PP, cuja líder é a Senadora Mailza Gomes (PP/AC). Dentre suas pautas, receberam foco o PL 8/2022, que trata sobre anistia a uma parcela dos estudantes que utilizam do FIES, a PEC 1/2022, que procura auxiliar financeiramente caminhoneiros autônomos com o valor dos combustíveis, e a PEC 2/2022, que visa instituir garantias a policiais e bombeiros militares e suas famílias.


Conseguinte, pode ser citado o Bloco Parlamentar formado pelos partidos PODEMOS, PSDB e PSL, com 18 integrantes, e liderança do Denador Lasier Martins (PODEMOS/RS). Podem ser destacados os projetos PL 219/2022, que procura aumentar a pena para o crime de posse de conteúdo pornográfico com crianças e adolescentes, PL 423/2022, o qual reconhece o Holodomor como genocídio e institui o quarto sábado de novembro como Dia de Memória do Holodomor, e por fim, o PL 4/2022, visando permitir o desconto de créditos relativos a valores despendidos com investimentos em atividades de adequação e operacionalização.


A seguir, temos o Bloco Parlamentar Vanguarda, composto por 11 parlamentares dos partidos PL, DEM e PSC, liderados pelo Senador Wellington Fagundes (PL/MT). Dentre outros, seus interesses para o ano de 2022 apontam para projetos de lei como o PL 179/2022, que busca regulamentar a instituição de Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda para o enfrentamento das consequências sociais e econômicas de situações de emergência de saúde pública ou de estado de calamidade pública, e o PL 386/2022, que altera um decreto para permitir a criação de certificações privadas de seguros para prestadores de serviços.


Por fim, há o Bloco Parlamentar da Resistência Democrática, formado por 10 senadores dos partidos PT e PROS, liderados pela Parlamentar Zenaide Maia (PROS/RN). Dessa forma, vale ressaltar projetos como o PL 3/2022, o qual visa providenciar medidas emergenciais de amparo aos agricultores familiares para mitigar os impactos socioeconômicos da seca e das enchentes que incidem sobre o país, o PL 6/2022, que estabelece o Programa Emergencial de Apoio aos Entes Subnacionais para ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil, e o PL 366/2022, que visa criar a Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas.

Além dos blocos parlamentares, também é essencial a análise dos interesses das lideranças da Maioria, da Minoria, do Governo, da Oposição e da Bancada Feminina, que são, respectivamente, os líderes Renan Calheiros (MDB/AL), Jean Paul Prates (PT/RN), Eduardo Gomes - MDB/TO, Randolfe Rodrigues - REDE/AP e Eliziane Gama - CIDADANIA/MA. Assim, a Liderança da Minoria compartilha interesses com o Bloco Parlamentar da Resistência Democrática quanto os atuais projetos em trâmite e a Liderança do Governo com o bloco Unidos Pelo Brasil. 


Em sequência, a Liderança da Minoria demonstrou interesse em pautas sobre a educação, como o PL 138/2022, que visa estabelecer novo piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica e imputar à União o pagamento de parcela desse piso, e o PL 288/2022, o qual define as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a obrigatoriedade de os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio abordarem o combate ao racismo e outros. Finalmente, a Liderança da Bancada Feminina teve como foco até então o PL 77/2022, que busca regulamentar o exercício da profissão de doula.


__________

Este artigo foi escrito em parceria com a Strategos Jr., consultoria política Jr. da Universidade de Brasília.

Saiba mais sobre a Strategos Jr. clicando aqui

__________


Sigalei | Tecnologia para Relações Governamentais

A Sigalei automatiza, qualifica e torna mais rápido e simples os processos de monitoramento de informações para estratégias de relações institucionais e governamentais. Clique aqui para entrar em contato e saber mais

__________

Referências

https://www.camara.leg.br/deputados/bancada-atual

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-02/tse-aprova-criacao-da-uniao-brasil-fusao-entre-dem-e-psl

https://www.terra.com.br/noticias/elmar-assume-lideranca-do-uniao-brasil-na-camara,d6565a1965d3757ed1f481e8e94c87427zvxnuhx.html

https://ptnacamara.org.br/site/bancada-do-pt-defende-derruba-de-vetos-de-bolsonaro-para-garantir-credito-emprego-e-renda-para-os-brasileiros/

https://www.camara.leg.br/noticias/847191-novo-codigo-de-processo-penal-e-uma-das-prioridades-do-mdb-em-2022/

https://revistaforum.com.br/politica/2022/2/16/alencar-santana-do-pt-assume-liderana-da-minoria-na-cmara-110257.html

https://www.camara.leg.br/noticias/743325-diego-andrade-e-novo-lider-da-maioria-na-camara

https://www.poder360.com.br/congresso/camara-diego-andrade-deve-assumir-lideranca-da-maioria-no-lugar-de-aguinaldo/

https://www.otempo.com.br/politica/deputado-diego-andrade-assume-nos-proximos-dias-como-lider-da-maioria-na-camara-1.2465933

https://jc.ne10.uol.com.br/politica/2022/02/14953612-novo-lider-da-oposicao-na-camara-wolney-queiroz-prega-unidade-do-bloco-em-torno-das-reformas-administrativa-e-tributaria.html

https://veja.abril.com.br/coluna/radar/deputado-do-pdt-e-o-novo-lider-da-oposicao-na-camara/

https://www.sigalei.com.br/blog/agenda-prioritaria-prioridades-legislativas-do-governo-em-2022

https://www.camara.leg.br/noticias/545371-ENTENDA-O-PAPEL-DOS-LIDERES-PARTIDARIOS

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/02/01/na-abertura-do-ano-legislativo-16-legendas-tem-representantes-no-senado

‍

[Modelo Sigalei] 6 Passos de Relações Institucionais e Governamentais
Baixe Agora
[Infográfico] Os 5 Passos para a Gestão de Risco Político e Regulatório
Baixe agora
Tags
Câmara dos Deputados
Congresso Nacional
Relações Institucionais e Governamentais
Strategos

Artigos Relacionados

Lobby e Defesa de Interesses em Ano Eleitoral

Confira os principais pontos de atenção para atuar com lobby em ano eleitoral no novo artigo escrito pelos nossos parceiros da Strategos Jr. Consultoria Política da UnB.
LER MAIS

A regulamentação do lobby volta à cena

Panorama da regulamentação do lobby no Congresso Nacional por Andréa Gozetto
LER MAIS

Relações Institucionais e Governamentais e Monitoramento Estratégico de Informações

Saiba como o monitoramento se destaca como importante atividade para estratégias de relações institucionais e governamentais mais efetivas. Através do monitoramento legislativo, executivo e até mesmo de redes sociais empresas e associações podem entender o cenário político ao redor suas organizações e antecipar oportunidades e riscos aos negócios.
LER MAIS

Processo Legislativo: principais etapas

Como são criadas as leis? Conheça as principais etapas do processo legislativo brasileiro e entenda o caminho que uma proposta legislativa segue até se tornar, de fato, uma lei.
LER MAIS

A Telemedicina chegou para ficar? Destaques do debate legislativo nacional

Resumo Veja o novo estudo feito pelo CEPI-FGV utilizando a Sigalei para a analisar os principais projetos de lei tramitando na Câmara e Senado e entender como o Congresso está abordando o tema da telemedicina e telessaúde.
LER MAIS

Avaliação de políticas públicas: ainda há espaço para atuação dos grupos de interesse?

Confira como os lobistas podem se inserir na etapa de avaliação de políticas públicas no novo artigo da série sobre o ciclo de políticas públicas escrito pela Andréa Gozetto.
LER MAIS

ESG na Gestão Pública

A necessidade da transformação digital, de rever processos e estratégias são tópicos que a pandemia reforçou dentro da administração pública e nas Relações Governamentais como um todo, bem como o tema do desenvolvimento sustentável, que já se faz presente na agenda pública mesmo com poucos avanços aparentes, assim como os ideais expressos pelo acrônimo ESG, que estão presentes e influenciam em diversas ações do governo.
LER MAIS

Meio Ambiente na agenda do Congresso Nacional

O PL 3729/2004 trata sobre licenciamento ambiental e está entre os principais projetos que devem ser votados ainda este ano. Veja a análise da tramitação e stakeholders feita pelo grupo vencedor do 1º lugar da última edição do Prêmio Sigalei-ESPM.
LER MAIS

Eleições e Relações Governamentais: Principais datas de 2022

O ano eleitoral pode impactar estratégias de lobby e advocacy de empresas e associações que entendem a importância de defender seus interesses junto ao poder público e atores políticos. Confira o destaque das principais datas das eleições de 2022 antes de pensar sua estratégia de RIG e relacionamento com stakeholders no ano eleitoral.
LER MAIS

Agenda Prioritária: Prioridades legislativas do Governo em 2022

Confira os projetos de lei que são prioridades para o Governo Federal em 2022 no novo artigo feito pela Strategos Jr para o Blog Sigalei.
LER MAIS

ESG e Relações Governamentais

Como ESG se relaciona com Relações Governamentais? Entenda os desafios e oportunidades.
LER MAIS

Projetos de lei sobre criptomoedas e criptoativos entre 2015 e 2021: do foco em riscos para o foco em potenciais

Confira o estudo feito pelo CEPI-FGV utilizando a Sigalei para a análise de como o Congresso está abordando o tema das criptomoedas e criptoativos.
LER MAIS

Lobby e Advocacy na implementação de políticas públicas: o jogo só acaba quando termina?

No quinto artigo da série sobre Relações Governamentais no Ciclo de Políticas Públicas, Andréa Gozetto conta como influenciar e defender interesses na fase de implementação da política.
LER MAIS

Prêmio Sigalei - ESPM: Meio Ambiente, Diversidade e Inclusão no Congresso Nacional

Confira os vencedores da 6ª edição do Prêmio Sigalei ESPM. Conheça os projetos de lei escolhidos pelos estudantes para vivenciarem o dia a dia dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais!
LER MAIS

Relações Institucionais e Governamentais: tendências 2022

Confira as tendências e desafios para as áreas de relações institucionais e governamentais em 2022.
LER MAIS

Eleições 2022 e Relações Governamentais. O que esperar do ano eleitoral?

Como o ano eleitoral pode afetar as relações institucionais e governamentais? Veja neste artigo os principais pontos de atenção para atuar com lobby e advocacy em ano eleitoral e o que esperar do Congresso nesta época.
LER MAIS

Agro, Sustentabilidade e Economia Verde: A atuação do Congresso Nacional

A Sigalei se uniu ao Di Blasi, Parente & Associados, nossos clientes e parceiros, para fazer um levantamento de como o Congresso está abordando os temas relacionados ao agronegócio, sustentabilidade e economia verde. Confira os detalhes neste artigo.
LER MAIS

Sistema Eleitoral Brasileiro

Para as eleições 2022, relembre como funciona o sistema eleitoral brasileiro e as novas regras da Reforma Eleitoral que entram em vigor no próximo ano.
LER MAIS

Risco Político do Brasil: Destaques de Dezembro 2021

Neste artigo em parceria com Eduardo Galvão*, Diretor de Relações Governamentais da BCW-Global e especialista em RIG e Políticas Públicas, você encontra os principais pontos de destaque sobre risco político do Brasil neste encerramento do ano de 2021.
LER MAIS

Retrospectiva 2021: principais temas políticos no legislativo

Confira os principais temas debatidos e aprovados na Câmara e no Senado em 2021
LER MAIS

Anuário ORIGEM 2021: perfil e importância dos profissionais de RIG nas empresas

Confira a principal pesquisa do mercado de RIG que também é um guia com levantamento dos principais profissionais no Brasil. Entenda os perfil e tendências das relações institucionais e governamentais em empresas, associações, consultorias, escritórios e terceiro setor.
LER MAIS

Ciclo de Políticas Públicas: Tomada de Decisão

O quarto artigo da série sobre Relações Governamentais no Ciclo de Políticas Públicas escrito por Andréa Gozetto mostra táticas para realizar a defesa de interesses e influenciar a tomada de decisão pública.
LER MAIS

Gestão da Informação em Relações Institucionais e Governamentais

Veja a importância de realizar uma boa gestão de informação e do conhecimento em relações institucionais e governamentais. Isso pode facilitar a tomada de decisão e elaboração de estratégias.
LER MAIS

Relações Institucionais e Governamentais: áreas de atuação e habilidades do profissional

Novo artigo escrito em parceria com a Strategos Jr. mostra as principais habilidades e competências para o Profissional de RIG atuar no mercado de trabalho.
LER MAIS

Ciclo de Políticas Públicas: Formulação de Alternativas - Informação e Comunicação

Confira como coletar evidências para construir argumentos e se inserir no debate público dos seus temas de interesse no terceiro artigo da série sobre Relações Governamentais no Ciclo de Políticas Públicas escrito pela Andréa Gozetto.
LER MAIS

A Gig Economy no Legislativo do Município de São Paulo

Este é o oitavo artigo em parceria com o CEPI FGV Direito-SP, que utilizou a Sigalei para mapear os projetos de lei na Câmara Municipal de São Paulo que tratam sobre o Futuro do Trabalho, Gig Economy e Plataformas Digitais.
LER MAIS

Políticas Públicas Descentralizadas: Desafios no Brasil

Este artigo em parceria com a Equalitas UFMG Jr. mostra a importância e desafios da gestão de políticas pública em um território tão extenso e complexo como o brasileiro.
LER MAIS

Política em Dados: Stakeholders de destaque na aprovação do Marco Legal das Startups

Fizemos um mapeamento de stakeholders a partir da análise de dados do processo legislativo em torno do Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182 de 01/06/2021) pode ajudar a entender quais atores se conectam com o ecossistema de startups e inovação no Brasil.
LER MAIS

Censo 2022, Política e Uso de Dados em Relações Governamentais

Novo artigo em parceria com a Strategos Consultoria Política Jr (UnB) mostra a importancia e forma de utilização de dados públicos, como do Censo e outras pesquisas do IBGE, para elaboração de estudos e análises em RelGov.
LER MAIS

Governo Digital no Brasil: o que é, histórico e evolução

Entenda o que é o Governo Digital e como as melhorias e avanços tecnológicos no setor público podem afetar a atuação de RelGov no novo artigo escrito em parceria com a Equalitas Jr.
LER MAIS

Discurso de Ódio no Brasil: uma pesquisa empírica sobre leis e proposições

Confira o sexto artigo da parceria entre Sigalei e CEPI FGV Direito-SP, que utiliza a plataforma para mapear as leis e proposições relacionadas ao tema de pesquisa sobre "discurso de ódio".
LER MAIS

Agronegócio, economia verde e políticas públicas

LER MAIS

Ciclo de Políticas Públicas: lobby e advocacy na formação da agenda

No segundo artigo da série sobre Relações Governamentais no Ciclo de Políticas Públicas, Andréa Gozetto mostra como o lobby ou advocacy acontecem na etapa de formação da agenda.
LER MAIS

Relações governamentais: como entender o cenário político com dados?

Dados apoiam estratégias de relações institucionais e governamentais e ajudam organizações a compreender o cenário político ao seu redor.
LER MAIS

Democracia Participativa e Representação de Interesses

Entenda a importância da participação e representação de interesses e como eles fortalecem os princípios democráticos neste artigo escrito pela Equalitas Jr.
LER MAIS

Análise de Cenário Político: o que não pode faltar em um bom diagnóstico

Neste novo artigo a Consultoria Strategos Jr. dá dicas das etapas essênciais em uma análise de conjuntura política.
LER MAIS

Lobby e Advocacy no ciclo de Políticas Públicas

O primeiro artigo da nova série escrita por Andréa Gozetto – especialista, mentora e professora da área de Relações Institucionais e Governamentais – aborda , de forma geral, a importância do ciclo de políticas públicas para o profissional de RIG.
LER MAIS

Mecanismos de Equilíbrio entre os 3 Poderes

Como funcionam os 3 Poderes no Brasil de forma equilibrada, harmônica e respeitando a autonomia e independência de cada um? A Equalitas Jr. explicou um pouco do sistema de equilíbrio entre Executivo, Legislativo e Judiciário.
LER MAIS

Combatendo o discurso de ódio: um panorama dos Projetos de Lei em tramitação

Este breve artigo utiliza a plataforma Sigalei para mapear os Projetos de Lei que estão hoje em tramitação no âmbito federal e que, de alguma forma, propõem medidas de prevenção de discursos de ódio. Ele traz uma breve síntese dos resultados de pesquisas anteriores do CEPI sobre o assunto e, em seguida, apresenta notas metodológicas e os resultados do mapeamento legislativo.
LER MAIS

Lobby: stakeholders e fatores que aquecem o debate no Twitter

Levantamento feito pela Sigalei com análise da temperatura do debate sobre lobby e mapeamento dos principais stakeholders no Twitter.
LER MAIS

Stakeholders: O que são, como mapear e analisar o perfil

Aprenda as etapas de como fazer um mapeamento de stakeholders completo. Incluindo análise de perfil e matriz de stakeholders conforme poder, influência e interesse.
LER MAIS

Implemente um Sistema de Issues Management

No último artigo da série Issues Management, Andréa Gozetto apresenta 4 tipos de sistemas de issues management diferentes para você implementar hoje em sua organização.
LER MAIS

A área de relações governamentais como protagonista na pandemia

Artigo do IRELGOV sobre o destaque e importância das áreas de RIG durante a pandemia de Covid-19.
LER MAIS

Reforma Tributária no Brasil

Como andam as propostas de Reforma Tributária? Nesta análise a Equalitas Jr. avaliou o cenário político em torno do tema e a velocidade de tramitação das proposições em debate no Congresso.
LER MAIS

O que é uma CPI e qual sua importância no cenário político?

Sabe como a instalação da CPI da Pandemia de Covid-19 afeta o cenário político? Este artigo em parceria com a Strategos Jr. aborda o que são CPIs, quando surgiram, evolução histórica e implicações ao cenário político.
LER MAIS

Como construir um Issues Management System

Neste artigo Andréa Gozetto apresenta um guia com cada passo para uma área de relações institucionais e governamentais protagonizar a criação de um sistema de Issues Management que ajuda a identificar riscos e oportunidades de forma ágil e focar nos principais stakeholders e relacionamentos.
LER MAIS

PEC 32/2020: Reforma Administrativa do Estado brasileiro

A Reforma Administrativa está avançando na Câmara dos Deputados e propõe alterações na estrutura e funcionamento da administração pública. Confira a análise da tramitação e do texto elaborada pela Equalitas Jr. consultoria júnior da UFMG.
LER MAIS

Orçamento Público: qual a importância e como é feito?

Para quem atua com relações institucionais e governamentais, lobby e advocacy, conhecer e acompanhar o orçamento público é um dos maiores termômetros para identificar riscos ou oportunidades no ambiente político.
LER MAIS

Issues Management, uma filosofia organizacional

Conheça as tendências e ações para colocar em prática o sistema de Issues Management em sua organização.
LER MAIS

Público e Privado na Gestão Pública

A interlocução entre público e privado é a principal habilidade das áreas de relações institucionais e governamentais (RIG). Nesta artigo, em parceria com a Equalitas Jr (UFMG), mostramos como se dão essas interações dentro da gestão pública.
LER MAIS

Funcionamento das Comissões Parlamentares em 2021

A pandemia de Covid-19 afetou o funcionamento das comissões, que em 2020 ficaram paralisadas. Em 2021 foram retomados os trabalhos nas comissões, veja como será o funcionamento neste ano e as perspectivas para o futuro.
LER MAIS

Análise de Impacto: como um projeto de lei ou política pública afeta sua organização

A avaliação ou análise de impacto é uma metodologia que ajuda a compreender os temas e projetos de lei que afetam uma organização ou setor. Você sabe como fazer? Este artigo elenca algumas perguntas para ajudar neste processo.
LER MAIS

Por que acompanhar seus stakeholders nas redes sociais?

Qual a importância de acompanhar seus temas de interesse e o que seus principais stakeholders falam nas redes sociais? Novas estratégias de relações institucionais e governamentais acontecem online e offline.
LER MAIS

A essência do Issues Management em Relações Governamentais

Issues Management é uma ferramenta de gestão estratégica essencial para áreas de RIG. Com sua utilização as organizações são capazes de antecipar oportunidades e tendências, assim como identificar riscos eminentes. Essas informações auxiliam as organizações a construir respostas rápidas, o que concorre para manter ou melhorar ainda mais a sua imagem e reputação.
LER MAIS

Dados, Informação e Tecnologia em Relações Governamentais

Inteligência política utilizando plataforma automatizada para buscar dados nas fontes, organizá-los, manter atualizados e gerar automaticamente correlações e insights, facilita e torna mais rápida a elaboração de estratégias e tomada de decisão para relações institucionais e governamentais.
LER MAIS

Pilares de Relações Institucionais e Governamentais em ação

Relações institucionais e governamentais envolve uma série de temas e ações acontecendo ao mesmo tempo, com diversos stakeholders influenciando o processo de decisão que pode originar uma nova norma, regulamentação, política pública. É importante ter clareza sobre os acontecimentos e priorizar as ações estratégicas com foco no que realmente importa.
LER MAIS

Issues Management como ferramenta de gestão estratégica de RIG

Ao falarmos de crise, o primeiro passo que devemos dar é o Issue Management. Ele tem como função mapear todos os riscos da organização, toda a comunicação utilizada, todos os públicos envolvidos e tudo que há em torno dela e que pode vir a gerar uma crise. O trabalho desenvolvido deve ser rigoroso e não deve-se esconder nada. São desses problemas que conseguimos detectar as soluções.
LER MAIS

Práticas de engajamento com stakeholders governamentais

O engajamento com stakeholders governamentais permite saber quando, sobre o que, como e com quem interagir para representar os interesses de uma empresa ou associação com o poder público.
LER MAIS

Relações Institucionais e Governamentais em 6 passos

O cenário político-regulatório brasileiro apresenta desafios dinâmicos e complexos aos profissionais de relações institucionais e governamentais. Por isso, reunimos os 6 passos que não podem faltar e ajudam a organizar uma estratégia de relações governamentais.
LER MAIS

10 Passos para uma Campanha de Lobby 

Confira os 10 passos essenciais para estruturar um trabalho de Relações Governamentais, neste artigo escrito por Eduardo Galvão, diretor de Relações Governamentais da consultoria BCW, professor dos MBAs de Relações Institucionais e de Políticas Públicas do Ibmec e fundador do Pensar RelGov. ‍
LER MAIS

Por que é tão importante o monitoramento dos atos e projetos de lei nos dias de hoje

Em meio à pandemia, governantes tomam centenas de decisões todos os dias. E para gestores e líderes empresariais, nunca foi tão importante acompanhá-las de perto. Acesse o artigo e saiba mais!
LER MAIS

O impacto das proposições e a gestão de risco na área de RIG

Gestão de Risco Político é uma grande preocupação para os profissionais de RIG. Confira o impacto das proposições!
LER MAIS

Indicação, os deputados sabem como usar?

A Indicação é uma forma de proposição pouco explorada. No insight dessa semana procuramos analisar os dados referentes a essa forma do Legislativo pressionar o Executivo.
LER MAIS

Como monitorar as ações do poder legislativo?

No Brasil, por dia, o governo federal edita 764 atos regulamentadores, ou seja, um a cada dois minutos. Isso sem falar das milhares (sim, milhares) de proposições iniciadas no Congresso, além de todas as outras das demais casas legislativas pelo País. É possível monitorar tudo isso?
LER MAIS

Por que monitorar o legislativo?

LER MAIS

O que é uma proposição?

Entenda como são criadas as leis, quais são os tipos de proposição e como elas tramitam.
LER MAIS

Descobrindo o funcionamento interno da Câmara dos Deputados

Entenda um pouco melhor o processo legislativo. Como as proposições tramitam na Câmara dos Deputados, como são disputados os cargos e suas responsabilidades.
LER MAIS

O Sistema Bicameral no Brasil

Entenda o sistema bicameral no Brasil. Quais são as competências de cada casa? Como funciona o equílibrio de poder?
LER MAIS

Advocacy e tecnologia: uma relação que pode dar certo

LER MAIS

Qual a importância da interação com os legisladores?

LER MAIS

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

Inscreva-se na Newsletter Sigalei:

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

QUEM SOMOSPRODUTOSSOLUÇÕESSUPORTECONTATOPOLÍTICAS DE PRIVACIDADE