Artigos
Pilares de Relações Institucionais e Governamentais em ação
Autor:
Nayara Cortez
Relações Institucionais e Comunicação Sigalei
Publicado:
4/3/2021 14:00
R

elações Institucionais e Governamentais (RIG), Relações Governamentais (RelGov), Relações Institucionais, Public Affairs, Relações com Governo: são várias as formas que as organizações utilizam para nomear as áreas que lidam com a defesa de seus interesses, criam pontes entre o público e privado, fazem lobby e advocacy.

São diversos os desafios no dinâmico cotidiano do profissional de RIG: acompanhar o cenário político nacional e local, monitorar os projetos de lei e atos do poder executivo que podem impactar suas organizações, estar a par das políticas públicas que estão sendo discutidas e planejadas, relacionar com o poder público para representação de interesses, saber o que está sendo discutido nas casas legislativas, são alguns exemplos. E no contexto da pandemia, até mesmo monitorar notícias e atores nas redes sociais passou a fazer parte da rotina. 

Todas essas atividades são feitas com o objetivo de identificar e atuar antecipadamente em questões que surgem na esfera pública e que podem representar riscos ou oportunidades ao setor privado. 

Independente da nomenclatura utilizada, alguns pilares ajudam a entender, organizar e priorizar as ações de relações governamentais com foco nos temas de maior relevância e impacto, permitindo agir de forma proativa, rápida e maximizando o êxito nos resultados. 

Apoiando-se nos 4 pilares estratégicos de relações institucionais e governamentais, o profissional de RIG pode desempenhar suas diversas atividades sem perder o foco de atuação naquilo que é mais importante e urgente, considerando o cenário político. 

Alguns questionamentos ajudam a identificar estes pilares:

Você acompanha o que acontece no ambiente externo ao seu negócio para identificar ameaças e oportunidades? 

Se ainda não faz isso, o primeiro pilar te recomenda: Monitore

Sabendo das preocupações e anseios da organização é muito importante se manter atualizado sobre as novidades que impactam seus negócios. Esteja atento ao cenário político, legislativo, econômico e acompanhe os principais stakeholders para se manter informado. 


Você planeja e executa um plano de ação para cada ameaça ou oportunidade identificada? 

O segundo pilar envolve a elaboração de uma estratégia de atuação para cada tema específico. 

Antes de planejar e atuar, cada tema deve ser analisado sob o ponto de vista da estratégia interna da organização para que você entenda claramente os impactos, soluções e possibilidades.

A ação também deve levar em conta mapear os stakeholders que estão ou serão envolvidos para apoiar o alcance dos objetivos.


Você prioriza as ações considerando o impacto, urgência e recursos disponíveis para maximizar os resultados? 

O terceiro pilar (talvez o mais importante) é a priorização.É essencial ter clareza sobre o que realmente importa e focar esforços nas ações que te levam a alcançar seus objetivos de forma eficiente.

Com tantos temas acontecendo ao mesmo tempo, cenários se modificando em todas as direções para favorecer ou prejudicar o interesse do seu negócio é muito importante manter o foco no que é mais importante e saber sobre o que falar, com quem e quando. 

Priorizar é importante, pois além de ajudar a focar nos temas mais sensíveis para determinado momento, ajuda no engajamento com stakeholders: você saberá com quem falar, sobre o que e quando para garantir apoio aos seus interesses. 

Você faz a gestão e compartilhamento dos indicadores e resultados obtidos através das ações de relações governamentais? 

O quarto e último pilar diz: faça gestão e compartilhe

Não é simples e o ideal é se manter longe das métricas que demonstram apenas esforço e vaidade. Mais uma vez, foco no que é importante: os resultados e estratégia dos caminhos que estão sendo percorridos e para onde estão levando são de grande importância e merecem ser compartilhados interna e externamente. 


Seguindo estes 4 pilares esperamos que as áreas de Relações Institucionais e Governamentais de empresas, associações e outras organizações melhorem seus resultados. E para aprimorar sua estratégia e priorizar as ações usando dados, inovação e informações relevantes, fale com a Sigalei


______________________________________________________________________________________________________________

Modelo Sigalei | Guia para Relações Governamentais

Complementar aos pilares apresentados neste artigo, você pode baixar o material que te ajuda com sua estratégia. [Modelo] 6 passos de Relações Institucionais e Governamentais

Blog Sigalei | Relembre

Veja outros artigos sobre assuntos similares em nosso blog. Dados e Tecnologia gerando Informações para Relações Governamentais Gestão de Risco Político em Empresas

Inteligência Sigalei

A Sigalei ajuda a organizar, identificar e manter sempre atualizados seus principais temas e stakeholders de interesse. Fale com nossos especialistas e saiba mais. Clique para entrar em contato


Tags
Relações Institucionais e Governamentais
RIG
RelGov

Artigos Relacionados

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

Insights e conteúdos exclusivos.
Inscreva-se:

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

QUEM SOMOSPRODUTOSSOLUÇÕESSUPORTECONTATOPOLÍTICAS DE PRIVACIDADE