Artigos
Como priorizar projetos de lei para melhorar a eficiência do monitoramento?
Autor:
Ivan Ervolino
Cientista Político
Publicado:
15/7/2020 17:10

Pontos-chave do artigo:


  • O alto número de proposições legislativas dificulta o seu acompanhamento
  • Quais são os critérios que podem indicar a relevância das proposições
  • Como receber toda semana no seu WhatsApp ou Telegram, sem custo, os projetos de destaque selecionados pela Inteligência Sigalei


A Inteligência Política ajuda tanto na gestão do risco quanto na possibilidade de aproveitar oportunidades nas esferas políticas e regulatórias. Contudo, considerando o universo de novas proposições que surgem, o que priorizar? 

Essa pergunta é muito difícil de responder, pois varia de acordo com a estrutura de funcionamento e o que a instituição tem como foco de atuação naquele momento. Por exemplo, o foco para proposições relacionada ao Covid-19 deve ter sido ou ainda é um tema que precisa ser priorizado nas ações de Inteligência Política dentro de sua instituição.

Contudo, temos observado alguns pontos nas proposições que valem a pena checar. Isso poderá ajudar na organização sobre o que priorizar no seu dia a dia.


O problema

O volume imenso de informações produzidas não é novidade e se apresenta como uma característica da política que precisamos lidar. Neste primeiro semestre de 2020, foram apresentados por volta de 19 mil novas proposições somente na esfera federal entre projetos de lei, requerimentos, medidas provisórias, propostas de emenda constitucional, entre outros.

Soma-se a particularidade do momento em que vivemos no qual sociedade, política e econômica precisam se adaptar cotidianamente aos desafios impostos pela pandemia. Ou seja, as prioridades sobre o que e quando atuar ganham uma dinâmica diferente daquela vivida em momentos anteriores.


A solução

Tendo este cenário, é importante ter foco e priorizar temas e proposições que possuem um potencial maior de impacto no curto prazo. Sabemos que muitos times possuem várias atribuições e, por este motivo, organizar as ações pautadas nesses insights que as análises fornecem pode ajudar.

Pensando nisso, estruturamos uma linha de comunicação com os profissionais envolvidos na atividade de gestão de risco político e regulatório. Todo começo de semana, você pode receber direto no seu WhatsApp ou Telegram (detalhes no fim do artigo) as proposições destacadas pela  Inteligência Sigalei, que tem como objetivo indicar alguns projetos que nosso time de estratégia considera relevante e que os profissionais precisam, ao menos, estar cientes sobre eles.

Para estes insights que produzimos, nos atentamos a algumas características do projetos, sendo elas:

  • Velocidade da tramitação - se o projeto tem muitas tramitações quando comparado com outros do mesmo tipo e casa;
  • Tema - se o projeto é de algum tema relevante para sua instituição ou que tem ganhado espaço na mídia;
  • Tramitações - se o atual momento da proposição apresenta alguma janela de oportunidade, como, por exemplo, designação de relator;
  • Projeto em pauta - analisar se entre os projetos de interesse há algum que está pautado, seja em Plenário ou em Comissões.

Para uma avaliação mais focada às necessidades de sua instituição, é preciso adicionar mais algumas variáveis  como o impacto que a proposição terá no negócio, o posicionamento da instituição sobre o que está sendo debatido na proposição e o autor, para saber se é um stakeholder alinhado com os propósitos da instituição ou não.

Essa priorização pode variar, visto que há movimentação dos stakeholders durante a semana, sendo importante também estar atento às notícias e aos discursos relacionados aos temas importantes para sua instituição. Outro ponto que pode exigir ajustes é a apresentação de emendas de redação que podem colocar no radar projetos que até então não eram relevantes.

Como sempre mencionamos, as sugestões trazidas nos artigos podem ser feitas manualmente desde que se tenha disciplina para organizar e atualizar as informações, uma tarefa bastante desafiadora, tendo em vista o alto volume de proposições.  

Se precisar organizar seus processos de uma maneira mais robusta com o objetivo de construir Inteligência Política dentro de sua instituição, nos procure para conhecer as soluções especializadas da Sigalei. Entre em contato com nosso time de especialistas. Para isso, é só clicar aqui. Em breve, voltaremos com mais novidades para você. 


Inteligência Sigalei (sem custo)

Receba pelo WhatsApp 

Clique no link abaixo (mensagem Quero Receber) e adicione o contato da Inteligência Sigalei no seu celular: (16) 99221-0756

https://bit.ly/Inteligência-Sigalei-WhatsApp

Receba pelo Telegram

https://t.me/inteligenciasigalei


Tags
Monitoramento Legislativo

Artigos Relacionados

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

Insights e conteúdos exclusivos.
Inscreva-se:

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

QUEM SOMOSPRODUTOSSOLUÇÕESSUPORTECONTATOLOGINPOLÍTICAS DE PRIVACIDADE