<< Voltar para o Blog da Sigalei

Lobby transparente beneficia democracias do século XXI

Artigo do IRELGOV relata os benefícios do Lobby para as democracias e processos de formulação de políticas públicas debatidos durante a conferência virtual da OCDE: "Lobbying in the 21st Century: Transparency, Integrity and Access".

Publicado em:
24/5/2021
V

ocê conhece os benefícios do Lobby para as democracias e processos de formulação de políticas públicas?

Confira abaixo a republicação do artigo elaborado pelo Instituto de Relações Governamentais - IRELGOV com relatos sobre o tema debatido no evento virtual da OCDE: "Lobbying in the 21st Century: Transparency, Integrity and Access".

______________________________________________________________________________________________________________

As democracias atuais podem obter muitos benefícios da regularização e normatização da atividade de lobby. Regras claras e transparência oferecem à população a segurança de que os diferentes interesses que naturalmente compõe uma sociedade estão sendo ouvidos e respeitados nas tomadas de decisão do poder público. Estes princípios, defendidos pelo Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV), foram debatidos na última quinta-feira, dia 20, em conferência virtual organizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

De acordo com Suelma Rosa, presidente do IRELGOV, já há um amplo reconhecimento do lobby como atividade legítima e necessária nas sociedades democráticas.

“Feito de forma transparente, íntegra e justa, com representação equilibrada dos grupos de interesse, o lobby constitui um importante fator do processo de formulação de políticas públicas”, argumenta.

Mas ainda há caminho a percorrer: dos 38 países membros da organização, apenas metade possui informações sobre profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) em atividade.

A digitalização das sociedades, expressa de forma contundente na velocidade e nos impactos das mídias sociais, transformou profundamente o cenário de atuação do lobby. Ficou mais difícil distinguir discursos legítimos e descobrir a origem de determinados movimentos.

“O peso das redes sociais como instrumento de lobby cresceu de forma significativa. Utilizadas de forma estratégica, influenciam governos e populações. Podem, inclusive, ser usadas por governos estrangeiros como ferramenta - e apenas três países associados à OCDE têm regras sobre o lobby de países estrangeiros em seu processo político”, diz Rosa.

A pandemia de Covid-19 tornou a atividade de lobby ainda mais relevante, pois incrementou as interações entre governos e grupos de interesse, na medida em que toda a sociedade teve suas vidas alteradas pelo Coronavírus. “Tudo isso alterou a natureza da atividade – “from handshake to hashtag”, ressalta a presidente do IRELGOV.

Rosa acredita que qualquer atividade de regulamentação do lobby deve incorporar essa nova realidade, acompanhada de medidas de educação e conscientização, para mostrar às democracias a importância da atividade e do profissional. “Há uma série de novos temas ligados ao lobby, incluindo o combate à desinformação causada pelas fake news e os crimes cibernéticos. Todos são desafios que as sociedades terão que enfrentar sob o risco de desaparecimento”.

Na ocasião, a OCDE publicou seu novo relatório de monitoramento dos princípios de transparência e integridade na atividade, cuja implantação nos países membros recomendou em 2010.

______________________________________________________________________________________________________________

Esse artigo é uma republicação do texto original publicado pelo IRELGOV. Criado em 2014, em São Paulo, o IRELGOV é o primeiro think tank do Brasil sobre relações governamentais, composto por cerca de 230 pessoas físicas e jurídicas. Saiba mais sobre o IRELGOV clicando aqui

______________________________________________________________________________________________________________

Inteligência Sigalei

A Sigalei transforma dados em conhecimento político para relações governamentais. Fale com nossos especialistas e saiba mais como automatizar o monitoramento de projetos de lei, Diário Oficial da União e Gestão de Stakeholders para sua organização. Clique aqui e agende uma demonstração.

Tags
Lobby
Relações Governamentais
RelGov
IRELGOV
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Artigos Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter Alquimia Digital, e fique por dentro de como a inteligência artificial impacta seu dia-dia.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.