Artigos
Práticas de engajamento com stakeholders governamentais
Autor:
Nayara Cortez
Publicado:
18/2/2021 16:35
C

omo o engajamento de stakeholders pode ajudar nas relações institucionais e governamentais de uma empresa ou associação? 

Para instituições que pretendem atuar defendendo seus interesses diante do poder público é importante saber quando, sobre o que, como e com quem interagir para focar nos relacionamentos que podem ajudar a antecipar ameaças ou aproveitar melhor as oportunidades. 

Estruturar uma estratégia para engajamento com stakeholders governamentais significa ter ações planejadas para manter conexões relevantes que podem contribuir com os debates nos processos decisórios da esfera pública.

Participar de forma transparente e ativa no ambiente político, bem como contribuir para qualificar os debates sobre políticas públicas, tem potencial para refletir no fortalecimento da imagem, confiança e geração de valor de uma organização para a sociedade. 

Engajar é apenas ter um relacionamento? 

Na verdade, o relacionamento é uma parte da estratégia de engajamento com stakeholders, que dentre outras atividades, envolve identificar, monitorar, classificar e priorizar os relacionamentos com base nos temas mais importantes para uma organização e considerando, também, o alinhamento que os stakeholders possuem com os interesses de sua instituição.

Você pode saber mais sobre engajamento de stakeholders no artigo abaixo

Stakeholders em relações governamentais: uma questão estratégica

Quais são as práticas de engajamento que podem ser desenvolvidas com stakeholders governamentais? 

De modo geral, o relacionamento com stakeholders públicos pode ser desempenhado de forma presencial, através de reuniões, convites para eventos, participação de audiências públicas, grupos de trabalho ou de forma remota, por meio de e-mails, campanhas e interações em redes sociais, videoconferências. Em todos estes meios, é muito importante seguir alguns princípios básicos para o engajamento: 

Diálogo para criação de valor 

Estabelecer e manter conexões e relacionamentos com as partes interessadas em um tema relevante para a empresa ou associação para formalizar o diálogo com o poder público e garantir uma representação de interesses de forma técnica e transparente, respeitando os processos democráticos. 

Para cada stakeholder identificado e classificado por sua organização, é válido definir formatos de comunicação e canais de diálogo específicos. Assim, é possível garantir a participação e contribuição para os debates sobre decisões públicas que podem impactar negócios, atividades econômicas ou setores específicos da sociedade. 

Comunicação ativa e aberta

Manter a comunicação ativa, regular e plural, mantendo os canais de diálogo sempre abertos com os principais stakeholders permite debates qualificados para construção coletiva de políticas públicas e ter feedbacks sobre problemas e soluções, assim podem ser aplicadas melhorias com base nas lições aprendidas em interações anteriores.

Mapear necessidades e interesses 

Os interesses e necessidades dos stakeholders variam com o tempo. No cenário político não é diferente: as pautas e prioridades acompanham as mudanças de governo, desenvolvimento econômico, demandas sociais ou, até mesmo, o contexto internacional. 

Com tantas mudanças, é essencial manter a comunicação e acompanhamento dos stakeholders para entender os interesses do outro, permitindo estar um passo à frente para alinhar expectativas. 

Siga regras e boas práticas

Definir limites e atender a regras mínimas para que as interações, principalmente quando envolvem atores governamentais, não representem um risco para sua empresa, associação ou ocorram fora do que é permitido pela lei. 

Atuar e engajar de forma ética e transparente é importante para criar conexões que fortaleçam a relação de confiança e geração de valor da empresa para toda a sociedade.

Outras Dicas

Os materiais abaixo apresentam melhores práticas em relações institucionais e governamentais (RIG) que podem servir como guia para o processo de relacionamento e engajamento:

Blog Sigalei | Relembre

Nos artigos anteriores falamos um pouco mais sobre o tema 5 passos para engajar stakeholders em relações governamentais Como mapear

Inteligência Sigalei

A Sigalei ajuda a aprimorar sua estratégia de relações governamentais, organizando e identificando seus principais temas e stakeholders. Fale com nossos especialistas e saiba mais.

Clique para entrar em contato

Tags
Relações Institucionais e Governamentais
stakeholders

Artigos Relacionados

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

Insights e conteúdos exclusivos.
Inscreva-se:

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

QUEM SOMOSPRODUTOSSOLUÇÕESSUPORTECONTATOPOLÍTICAS DE PRIVACIDADE