Análise
Qual a importância da interação com os legisladores?
Publicado:
13/9/2015 21:00
A

identificação e monitoramento de projetos de lei sensíveis ao seu setor é cada vez mais decisivo. Pensar uma interação com os legisladores, que seja eficaz, é um passo essencial para que suas demandas sejam atendidas.

Conforme tratamos no artigo da semana passada é vital que empresas e entidades (públicas e privadas) entendam a importância de estabelecer relações com legisladores, decisores e formuladores de políticas públicas.

Para além das entidades empresariais – que segundo o Cadastro Central de Empresas somam mais de 4 milhões no Brasil – observamos que existe um número considerável de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no país. Segundo relatório da FASFIL-2010, são mais de 290 mil Fundações Privadas e Associações sem fins lucrativos. Esse dado demonstra que a sociedade e os setores compreendem que é preciso criar mecanismos de participação viáveis para a transformação dos cenários políticos, sociais e econômicos.

De modo geral, entre outras funções, estas entidades buscam a garantia de interesses de grupos específicos da sociedade. Entendemos que um acompanhamento eficaz da produção legislativa é indispensável neste processo.

O fato é que os recursos do Estado não são suficientes (vide as medidas de redução de orçamento que estamos acompanhando ultimamente). Por este motivo os grupos que enxergam o acompanhamento do legislativo como uma peça importante conseguem colocar sua agenda de modo mais adequado. Em outras palavras, possuem vantagem estratégica e obtêm ações práticas em benefício do seu setor (seja com redução de taxas ou qualquer outro projeto que ajude o setor a avançar sem maiores prejuízos).

Os números sobre as fundações e associações são consideráveis e por esta razão é vital que se compreenda a necessidade de fazer o acompanhamento da produção legislativa. Por conta das medidas de redução de gastos e aumento de impostos, os setores que conseguirem melhores planos estratégicos para interação com os legisladores e argumentação junto ao governo estão na frente. E na conjuntura atual estar na frente pode significar muito.

Tags
Relações Institucionais e Governamentais

Artigos Relacionados

Fundada em 2016, acreditamos na democracia. Acreditamos que todos os grupos da sociedade podem e devem participar das decisões políticas. Nossa missão é entregar tecnologia para que os mais diversos grupos sociais e econômicos possam monitorar e influenciar as decisões Governamentais.

Insights e conteúdos exclusivos.
Inscreva-se:

Obrigado! Seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente.

Contato

contato@sigalei.com.br
+55 (16) 3032-3979
R. Conde do Pinhal, 1762
Centro
São Carlos-SP
13560-648

QUEM SOMOSPRODUTOSSOLUÇÕESSUPORTECONTATOPOLÍTICAS DE PRIVACIDADE